EUA deveriam ter mostrado o corpo de Bin Laden "em praça pública", afirma analista
Os Estados Unidos deveriam ter exposto à opinião pública o corpo de Osama Bin Laden antes de jogá-lo ao mar, como forma de evitar a criação de mitos e conspirações em torno da morte do terrorista saudita, afirmou hoje ao UOL Notícias o analista Antônio Jorge Ramalho (UnB).
“Mártir pode se tornar um mártir, especialmente devido à ausência do corpo”, afirmou Ramalho, que é professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). “A meu ver, os EUA cometeram um erro ao não mostrar publicamente o corpo antes de jogá-lo ao mar. Isso pode alimentar um mito ‘sebastianista’ que servirá à causa radical”.
Ramalho compara aqui o caso contemporâneo ao mito medieval português de que o rei dom Sebastião, morto em uma batalha no Marrocos, ainda voltaria para salvar a glória do reino. O “sebastianismo” foi alimentado pela incerteza na localização do corpo de monarca.
Mostrar ou não mostrar?
A Casa Branca avalia nesta terça-feira a possibilidade de divulgar fotos do corpo de Osama bin Laden, diante do dilema entre a oportunidade de mostrar ao mundo que o líder da Al Qaeda está efetivamente morto e o temor de represálias que as imagens poderiam acarretar.Para Ramalho, essa decisão tem pouca importância. “Os americanos já erraram. Mostrar ou não mostrar a foto ou o vídeo agora não muda nada. Vai levantar suspeita de montagem”, afirma.
“Os EUA deveriam ter mostrado o corpo em praça pública, para que todos vissem. Agora sempre haverá quem imagine que Osama não morreu”, argumenta.
O especialista também descarta que a história seja uma invenção do governo dos Estados Unidos. “Eles não correriam esse risco. Inventar uma mentira dessa é algo que cedo ou tarde seria desmascarado. Bastaria um novo vídeo de Osama para desmoralizar os americanos. Seria uma estupidez”.
Leia mais
UOL Noticias
Sera que Bin Laden, esta na Area 51?
Leia Aqui
As fotos sao necessarias, gostaria de ve-las, sou como Sao Tome!!
3Fizeram tchbum
EU SÓ ACREDITO VENDO.
AINDA ACHO QUE TEM MUUITA COISA SEM EXPLICAÇÃO NESSE CASO, principalemtne sabendo que o Obama estava mal na fita e dessa vez, agora, vai se reerguer...
O que não entra na minha cabeça é a locuura de se aplaudir um ato tão cruel quanto os praticados pelo Obama.
dias felizes
graceolsson.com/blog
Um homem do mal que mesmo depois de morto continua a assombrar.
Boa semana Luci.
Não existem mais dúvidas que ele morreu, depois que a al-Qaeda veio a público confirmar. Mas por outro lado, se até hoje existem alucinados que não acreditam que o homem pousou na Lua, talvez uma morte como a de Sadan Russen? Não gostei daquele "espetáculo", muito bárbaro!
Postar um comentário