abril 18, 2008

Analfabetismo

Se planejarmos por uma ano, devemos plantar cereais.
Se planejarmos por uma decada, devemos plantar uma arvore.
Se planejarmos para toda a vida, devemos treinar e educar pessoas.
(Kwantou Sec III-AC)



Image Hosted by ImageShack.us



O que fazer para acabar com o analfabetismo?

A queda de 29,1% na taxa de analfabetismo entre 1996 e 2006 não foi suficiente para tirar o Brasil do incômodo penúltimo lugar no ranking de alfabetização na América do Sul.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta sexta-feira (28), o percentual de brasileiros que sabem ler e escrever é superior apenas ao da Bolívia, 11,7% em 2005.

Na comparação de dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) com os da Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe) em 2005, o Brasil se saiu pior do que vizinhos de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo, como Peru, Venezuela e Colômbia.

O contingente de analfabetos no Brasil acima de 15 anos, coloca o país no grupo considerado prioritário para a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), que criou programa de metas de erradicação de analfabetismo até 2015.

O que podemos fazer para diminuir a taxa de analfabetismo no país?



Sinceramente, gostaria de ajudar , mesmo longe, fazer algo, vou visitar outros blogs e ver a ideia do pessoal e aderir a alguma que realmente seja boa.

Mas, persevero com o portugues, procurando saber mais errar menos, e cobro isto de meus filhos e neto, incentivo a leitura e conhecimentos gerais.

E quando tenho duvidas, tenho no desk top, o dicionario portugues online.




Esta blogagem e incentivo da Georgia do blog Saia justa

Colaboracao e apoio da Meiroca

1 Fez tchbum

Anônimo disse...

Tambem sou como voce Luci, fico me policiando, e nao me importo qdo sou corrigida, e te confesso que depois de 5 anos escrevendo um blog, melhorei muito.
Valeu a tua participaçao,
Um beijo
Meire

Postar um comentário