novembro 28, 2011

NUM3RIC4 de Letícia Losekann Coelho


Três anos após o lançamento do seu primeiro livro, Ensaios Amadores… ou não!(Editora Scortecci, 2008) Letícia Losekann Coelho lança agora “Numérica”.

A metáfora do cálculo afasta qualquer premissa de amadorismo delineado no título do primeiro livro.

Por ser jovem, a poeta de apenas 30 anos, provoca no leitor um sentimento duplo. Acredita-se penetrar no campo de um lirismo desatado, nos meandros de um romantismo idílico. Qual o quê, como ressalta o poeta de “com açúcar e com afeto”. Ela adverte logo nas primeiras páginas, ao leitor desavisado – eu faço numerocídio na mente. E faz.
Palavras em versos pulam das zonas de conforto e, sem pedir permissão, cravam os dentes.

É vida infinita esmagada como alho. Ora fere, ora geme, ora dilacera a palavra enredo na língua afiada. A trilha da poesia que escorre em números tem terreno acidentado. De página a página o leitor vai sendo capturado.

Letícia, quando em vez desenha paixões, ternuras e na ponta dos pés nos guia ao silêncio eloqüente da morte. Aqui, o céu e o inferno andam juntos de mãos dadas.

A escrita vai desferindo a flecha da potência da palavra. O corpo de quem lê é afetado. Não há mais lugar para inocência de versos mascarados. Das realidades: Diminui a quimera… É necessário ser violento. Isso não quer dizer que a jovem poeta acredite em dualidades, em corredores paralelos que façam escorrer vida e morte.

Os poemas amorosos são tesos, nervos carregados de afetos. O amor é morno. Quando é só amor. Esse continente de poemas provoca uma experiência sinestésica, quase tátil.

Cada poro de percepção do leitor vai sendo aberto, destravado, arrebentado até que as dobras das palavras da poeta tenham por onde atravessar.

A menina que carregava cadernos e lápis, que tocava piano, cantava, pintava agora desenha palavras que só cabem em poesia. De forma nômade, o livro transita entre a crítica social, a política e as humanidades. Letícia me enlaçou.

Adentrei um reino que transpõe a paisagem das palavras. Tenha precaução! Você também pode se tornar um escravo da contagem regressiva. O coração aos pulos, calculando os minutos e segundos para ler, infinitamente, “Numérica”.

Glória Diógenes
Antropóloga e Escritora


Para adquirir o livro, envie e-mail para contato@editoranovitas.com.br  Preço: R$ 19,00 na pré-venda mais despesas de correio. 

Para conhecer a autora visite  a página da autora no site da Novitas
Letícia Losekann Coelho - Pedagoga, escritora e editora

e-mail profissional:

1 Fez tchbum

Letícia Losekann Coelho disse...

Oi Luci :) Obrigada pela divulgação querida!
Te adoro!
Beijos

Postar um comentário