novembro 30, 2006

Dia Mundial da Luta contra a Aids

Junte-se a nos!!


Hoje, dia 1º de dezembro

Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Mas você sabe o porquê dessa data?

Em outubro de 1987, a Assembléia Mundial de Saúde decidiu, com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências e de criar um espírito de tolerância social.

O Dia Mundial da Luta Contra a Aids dá a ocasião de se falar da infecção por HIV e da Aids, de se ocupar das pessoas infectadas pelo HIV e das doenças da Aids, e de se saber mais sobre esta doença.

A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas e no Brasil foi adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.

E o laço vermelho?

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids.
O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte de Nova York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids.

Por sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, o laço vermelho foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.

O ator Jeremy Irons usou o laço pela primeira vez, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda.

Por sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse seu significado. Mas, ao contrário disso, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a Aids, reforçando a necessidade de ações, pesquisas e, principalmente, de solidariedade aos que convivem com o HIV/Aids.

A Aids no Brasil

No Brasil, já foram identificados cerca de 433 mil casos de aids. Este número refere-se a identificação do primeiro caso de aids, em 1980, até junho de 2006. A taxa de incidência foi crescente até metade da década de 90, alcançando, em 1998, cerca de 19 casos de aids por 100 mil habitantes.

Do total de casos de aids, cerca de 80% concentram-se nas Regiões Sudeste e Sul. O Sudeste é a região mais atingida desde o início da epidemia e, apesar da alta taxa de incidência, mantém-se num processo de estabilização. Na região Sul observa-se aumento das taxas de incidência de casos até 2003, porém com uma provável desaceleração de crescimento nos anos mais recentes.

Fonte: Ministerio da Saude

Leia mais

clique AQUI

Assista o video da campanha

Cazu Barroz (34 anos)

Nascido no Rio de Janeiro (RJ), o ator acredita que contraiu o HIV há 17 anos. A partir desse momento, começou a trabalhar como ativista do movimento de aids e trabalha com o grupo de Bandeirantes desenvolvendo ações informativas e de prevenção às DST/aids.



Clique AQUI

Clique e se informe mais:

ABC da Aids

CICV

Comite Internacional da Cruz Vermelha

FEBRASGO

Federacao Brasileira das Associacoes de Ginecologia e Obstetricia

Fazemos parte da blogagem coletiva, iniciativa da Vera (Carmel) do blog

Verdes Verdades


ui ui ui ai ai ai

Fazer tchbum

Postar um comentário