novembro 14, 2008

Farinha lactea nos USA



O U.S.Food and Drug Administration, órgão que corresponde a nossa Anvisa, emitiu o seguinte aviso (traduzido bem toscamente pelo Google Tradutor):

3 de novembro de 2008 - Nestlé está retirando a Farinha Láctea Nestlé cereal dos Estados Unidos. Esta medida está sendo tomada uma vez que o produto pode conter vestígios de um pesticida residual que não está atualmente aprovado para utilização no trigo nos Estados Unidos.

O pesticida é aprovado para uso no Brasil e seus níveis estão bem abaixo dos padrões brasileiros.

No entanto, não é utilizado nos produtos de trigo nos Estados Unidos e, portanto, não existe um padrão para definir a sua presença no cereal.

O pesticida é permitido nos Estados Unidos em grãos, com exceção das culturas de trigo.

Farinha Láctea Nestlé cereal é produzido no Brasil pela Nestlé do Brasil e vendido principalmente nas comunidades de língua portuguesa nos Estados Unidos.

A retirada se aplica a todos os tamanhos, variedades e códigos de produção do produto. Os outros produtos da Nestlé não são afetados.

Nestlé E.U.A. está ajudando na retirada do produto para garantir a manutenção da qualidade e segurança dos produtos Nestlé.

Nestlé ainda não recebeu qualquer comunicado de doença ou relatórios das queixas dos consumidores.

Os consumidores que tenham adquirido Farinha Láctea Nestlé cereal não

devem consumir o produto, e ele deve retornar à loja onde foi comprado para um reembolso total.

Nós incentivamos os consumidores com dúvidas sobre a retirada entrar em contato com a Nestlé em Serviços ao Consumidor (800) 628-7679.

A mídia deverá contactar Edie Burge na Nestlé E.U.A. em Assuntos Corporativos & Brand (818) 551-3284.

A Nestlé é uma empresa tradicional e séria. Pelo que entendi, o problema está acontecendo pelo uso de um agrotóxico no Brasil que não é permitido no EUA ou, pelo menos, não é usado em trigo.
A retirada de mercado de um produto tradicional como esse é sempre um assunto complicado para qualquer indústria e traz à tona a antiga discussão sobre os agrotóxicos.
Apesar do produto ser considerado “seguro”, já que se enquadra nas normas brasileiras, vamos aguardar alguma manifestação da Nestlé Brasil sobre o assunto.


Pesquei no Cejunior

Já que o assunto, é farinha, veja o link do Ricardo Rayol, Jus Indignatus

http://www.proteste.org.br/map/src/414321.htm

Fazer tchbum

Postar um comentário