maio 26, 2008

Medula ossea



A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a 1 em 1 milhão.

O que é medula óssea?
A medula óssea é a matriz do sangue, ela contém as células mãe que dão origens ao glóbulos brancos e plaquetas. A medula se localiza na parte interna dos ossos, que é o que conhecemos como tutano do osso.

Quem necessita?
Pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer do sangue, como por exemplo, leucemias e aplasia de medula.

A Compatibilidade HLA
( Antígenos Leucocitários Humanos)

Existem algumas diferenças entre transplantes de órgãos sólidos e transplante de medula óssea. Para realização do TMO há necessidade de compatibilidade HLA absoluta entre doador e receptor. O doador neste procedimento deverá estar necessariamente vivo e as células progenitoras ou células -mãe do sangue doadas se regeneram, não acarretando nenhum dano à saúde do doador.

O doador compatível deve ser procurado em primeiro lugar, na família. Entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe, a chance de encontrar um irmão idêntico é de 25%. As chances serão maiores,quanto maior o número de irmãos.

Quando não há doador compatível entre os irmãos ainda há chance de encontrar um doador na família .

Esta chance existe principalmente em casos de casamentos consangüíneos na família e quando existem tipagens HLA mais freqüentes na família.

O grande problema é que aproximadamente 60% dos pacientes não encontram doador na família e precisam buscar um doador compatível voluntário cadastrado no registro brasileiro de doadores de medula óssea (REDOME).

A compatibilidade HLA é verificada por testes de sorologia e/ou por biologia molecular através de uma amostra de sangue periférico, como para fazer um simples exame de sangue.

As moléculas HLA estão presentes na superfície de todas nossas células nucleadas e as características genéticas ou tipagem de cada indivíduo são herdadas metade do pai e a outra metade da mãe.

Essas moléculas estão relacionadas à resposta imunológica contra agentes estranhos, ou seja, é responsável pelo reconhecimento de substâncias próprias ou não ao organismo e possui papel fundamental no processo de rejeição em transplantes.

A população brasileira é caracterizada por grande diversidade étnica e intensa miscigenação.A população brasileira formou-se a partir de três grupos étnicos básicos: o indígena, o branco e o negro.

A intensa miscigenação (cruzamentos) ocorrida entre esses grupos deu origem aos numerosos mestiços ou pardos (como são chamados oficialmente), cujos tipos fundamentais são os seguintes: mulato (branco + negro), o mais numeroso; caboclo ou mameluco (branco + índio) e cafuzo (negro + índio), o menos numeroso.

Se aumentarmos o número de representantes brasileiros no registro, consequentemente haverá uma maior diversidade genética e as chances dos pacientes em encontrar um doador compatível no banco serão maiores!Participe, saiba como se tornar um doador voluntário de medula óssea!

Procedimentos

1. Ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde;
2. Colher uma pequena quantidade de sangue (10ml);
3. Teste de compatibilidade (HLA);
4. Apresentar documentos de identificação (RG);
5. Seus dados e o exame HLA serão colocados no banco de dados;
6. Se for confirmada a compatibilidade, você será consultado para decidir a doação.

Mais informacoes no AMEO

O Felippe esta precisando de doador

Clique e saiba mais no blog dele Cerumano

Fazer tchbum

Postar um comentário