agosto 23, 2008

Baobar



Baobá (Adansonia digitata)

Imagine tomar uma caneca de cerveja no único bar no mundo dentro de uma árvore; um enorme baobá. Pois este bar tão curioso existe e está localizado na província de Limpopo no norte de África do Sul e é famoso internacionalmente por ser o maior de sua espécie no mundo.

Foi capa inclusive do Wall Street Journal.

A árvore mede 22 metros de altura e seu tronco é tão grande que seriam necessários 40 adultos com os braços estendidos para abraçar seus 48 metros de circunferência.

O tronco é oco, mas suas paredes têm até 2 metros de espessura.

O teste do carbono determinou que a idade da árvore é de aproximadamente seis mil anos de antiguidade. -"É bem possível que esta árvore seja anterior às Pirâmides de Gizé no Egito.." Diz Heather van Heerden, o proprietário da fazenda Sunland onde se encontra a árvore.

Quando perguntado se alguém esculpiu os ocos na árvore, ele diz: -"Absolutamente não, sabemos que os baobás depois dos mil anos de idade começam a criar ocos sozinhos, é isso que aconteceu aqui, totalmente natural, sem a interferência do homem".

Mais de sete mil visitantes de todas partes do mundo visitam o grandioso baobá a cada ano para tomar alguma bebida em seu bar, que tem 4 metros de altura e assentos para 15 pessoas



O baobá vive de três a seis mil anos. Sua origem é africana. Com o nome científico de Adansonia (há ± 13 espécies de baobá), o baobá, quando adulto, é considerado a árvore que tem o tronco mais grosso do mundo, chegando em alguns casos, a medir 20 metros de diâmetro.

São árvores seculares, que só perdem, em longevidade, das seqüoias americanas.

Métodos de avaliação, como o do carbono radioativo, revelam que uma árvore de 5 metros de diâmetro (a média é de 10 metros) tem 1.010 anos de idade.

Destacam-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120.000 litros.

Esta árvore é simbolo do Continente Africano; assim como está na bandeira do Senegal e de Madagascar.







**********************************************

Fazer tchbum

Postar um comentário