O que quer este Fidel de tamancos?
Arnaldo Jabor comenta a atitude do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que expulsou sumariamente do país diretores da respeitada ONG de direitos humanos, Human Rights Watch, que ousaram criticá-lo.
Claro que a figura do Chávez já é em si um atentado aos direitos humanos estéticos. Sua queixada de Mussolini, sua arrogância barriguda e bruta nos ofende a sensibilidade.
Mas é muito fácil chamar o Chávez de psicopata, que ele é, sem dúvida. Mas os psicopatas têm planos sempre. Hitler tinha um objetivo ariano, Mussolini, Fidel queria socializar a América Latina…
Mas o que quer este Fidel de tamancos? Que lucro ele tira disso, humilhando a mais respeitada das organizações que defendem os direitos humanos? Por que se liga a Rússia e Irã?
Claro que ele quer unir os venezuelanos que ainda acreditam em seu machismo anti-americano, ocultando assim o fracasso de sua política interna e ganha tempo para a sua turma de corruptos amealhar mais grana, a sua boli-burguesia - a nova classe da qual ele é comandante e tesoureiro.
Talvez ele queira também inspirar medo na América Latina… Com os armamentos que o petróleo compra na Rússia. E talvez tenha um certo sucesso nisso. Pois ninguém tem coragem de contestá-lo diretamente…
Que dirá a ala terceiro-mundista de nossa política externa? “Ah… Não podemos nos imiscuir em assuntos internos da Venezuela”.
A única vantagem nesse vexame todo é que seu fascismo fica tão explicito que alavanca a democracia no Brasil.
É, Chávez com seus excessos, desmascara nossos velhos macaquitos bolchevistas.
A ignorancia em acao nao tem limites.
Fazer tchbum
Postar um comentário