setembro 07, 2008

Virtude

Image Hosted by ImageShack.us

Pecisca, e um fiel blogueiro portugues ao blog de "Flavia, Vivendo em Coma ... "

Ele, fez um comentario bem abrangente, em um dos post's do blog de Flavia.

Copiei na integra do blog de Flavia, Vivendo em Coma ..., que tambem o postou.



O blog de Flavia vai, de facto, dia a dia, ganhando novas presenças, ultrapassando fronteiras,conquistando novos amigos.

Felizmente, aparece muita gente boa, que compreende as razões da tua luta e quer estar contigo na caminhada.

A Juani, que tive o privilégio de conhecer há dias, passando pelo seu blog e deixando uma mensagem divulgando a Blogagem Colectiva de 15 de Setembro é uma dessas pessoas que entende que o que aqui se deseja é a solidariedade, que é um sentimento nobre e elevado.

Ao contrário da ideia de comiseração que, afinal, tem atrás de si um certa ideia de superioridade. Esta manifestação radica, quanto a mim, numa banalização do sofrimento que a sociedade mediática em que vivemos tem promovido.

Há um terramoto em qualquer lado? Mostram-se imagens terríveis e promovem-se peditórios. Há quem, sorvendo avidamente o espectáculo do horror,e para descarregar a consciência, ofereça um donativo para os "coitadinhos" que estão a sofrer.

Há um menino que precisa de fazer uma operação e os pais não têm dinheiro?Mais um peditório, mais uma festa de angariação de fundos, para ajudar a "coitada" da família.

Depois, tudo se esquece, até que a próxima "desgraça" alcance as páginas dos jornais ou as aberturas dos telejornais.Ser solidário dia a dia, estar presente no apoio afectivo, na comunhão de afectos, sem estar à espera de mais nada que não seja o conforto interior que se sente quando se sabe que há por aí alguém que olha para o lado e vê gente com ela, que sente não estar sozinha,tudo isso é bem mais difícil.

Porque estes não são sentimentos descartáveis como o são as manifestações efémeras da "pena" ou da "caridadezinha" que o Zé Barata Moura cantava há anos.

Mas, Odele, tu sabes que, dentro das muitas centenas de pessoas que, felizmente, por aqui passam, é inevitável o afloramento dessas manifestações mais superficiais. Porque, como atrás digo,as pessoas estão, em muitos casos, "deseducadas" no que se refere a afectos e valores.

E essas manifestações nem sequer são objectivamente malévolas, porque são, quase sempre, inconscientes.Assim como também, algumas pessoas aqui virão para "se mostrarem".

Para, de algum modo, tirarem algum partido da felizmente crescente visibilidade que este blog tem granjeado.

Há, possivelmente, gente que ainda não compreendeu que travas uma titânica luta diária que te ocupa a quase totalidade das horas do dia ( as pausas para algum descanso são exíguas).

Em primeiro lugar, para tratares da Flavia, que exige cuidados e atenção permanentes.

Depois, a tratar do próprio blog, da divulgação do caso da Flavia e de tudo o que à volta dele circula.E, não esquecendo todo o resto que há a fazer para se manter uma casa, onde vive uma família, em normal funcionamento.

Tudo isto consome tempo e, sobretudo, energias.

Mas há gente que não entende isto e aparece com a ideia de que, para estar presente, tem de te exigir contrapartidas.

Ou seja, "eu dou" mas quero que me agradeçam e que vejam que eu dou.

Eu venho aqui, mas exijo que a autora deste espaço também vá lá.
Eu só linko este blog se a Odele também linkar o meu.
Eu comento, mas se a Odele não retribui sempre a visita, eu deixo de aparecer.
Amuo, faço birra, exijo explicações, quero que a Odele se sinta culpada...Ou, então, eu venho aqui agarrar os muitos amigos que persistentemente por cá passam.

Às vezes lançando iniciativas que aparentemente são solidárias, mas, de facto, visam, essencialmente, um aumento das suas próprias "audiências".

Tudo isto demonstra que há quem não entenda, verdadeiramente, a especificidade deste blog.

Seria bom que todos percebessem que vir aqui, é expressar um apoio, uma solidariedade, mas "sem apresentar recibo".

É por isso que a Juani é um excelente exemplo que deve ser realçado.

Há dois ou três dias, ainda não sabia da vossa existência.
Agora, já fala da Flavia e deste blog, divulga a história e a blogagem, em termos elevados, sensíveis, inteligentes e belos.E nada pediu em troca. Nem sequer apareceu aqui a anunciar que o tinha feito.

Desculpa se hoje, me alonguei um tanto neste comentário.É que, por vezes, sinto-me algo pesaroso por saber que ainda há gente que não entendeu o verdadeiro alcance da tua luta.

Segunda-feira, Setembro 01, 2008"


Blogagem Colectiva para Flávia em 9/Set/2008

Flavia, Vivendo em Coma . . .

Fazer tchbum

Postar um comentário