janeiro 12, 2009

Lanternas vermelhas


Lanternas vermelhas na China.

Me fez lembrar o filme "Lanternas vermelhas".

Leiam a sinopse e se ainda nao assistiram, nao esperem mais, assistam.

(Da hong deng long gao gao gua/Raise the Red Lantern, 1991 - HK)
Aquela velha história da rixa entre as mulheres, a inveja, o desejo de ser melhor que as outras e etc. Tudo bem que pode parecer um discurso muito machista, só que na prática isso acontece na maioria das vezes, as mulheres disputam entre si e não medem esforços para isso.
China no início do século passado, um ricaço mantém muitas das tradições de sua família, como manter casamento com diversas esposas ao mesmo tempo, fazendo-as almoçarem diariamente juntas e as colocando para morar numa espécie de vila particular onde cada uma tem sua casa de frente para a outra.
Todos os dias o marido escolhe com qual delas vai passar a noite e o sinal é a colocação de inúmeras lanternas vermelhas na porta da casa da escolhida, cada um delas espera ansiosamente na porta de sua casa (imaginem a disputa que não se forma entre elas).
É óbvio que vai se criando uma terrível guerra, o filme é focado na quarta esposa, uma jovem que chegou a cursar faculdade, mas foi obrigada pela família a se casar.
Cada uma das mulheres tem personalidades e idades bem diferentes, e cada uma usa de suas armas para ter a preferência do marido (ou só para se vangloriar perante as outras).
Não há limites, não há pudores, não há escrúpulos.
Yimou abdica da figura masculina no filme, todas as vezes que o marido aparece em cena a câmera se afasta sendo impossível distinguir sua fisionomia por exemplo. A verdade é que ele não é importante, nenhuma diferença faz em sabermos quem ele é.
O foco é a disputa interna, uma finge estar doente, outra inventa uma gravidez, magia negra.
Quando as mulheres declaram guerra, ninguém pode detê-las.
A antiga tradição gera disputas, intrigas e dramas entre as esposas, que lutam pelo poder.
Obra-prima do diretor Zhang Yimou, Lanternas Vermelhas é um grande clássico do cinema mundial.

Recebi de uma amiga por email

Nao queria estar na pele delas nao.

Fazer tchbum

Postar um comentário