janeiro 24, 2009

Papa Bento XVI - suspende excomunhao



O papa Bento XVI, suspendeu a excomunhão dos quatro bispos consagrados pelo falecido arcebispo cismático, Marcel Lefebvre em 1988, informou hoje o Vaticano.
Trata-se de Bernard Fellay, superior da Fraternidade São Pio X, criada por Lefbvre; o espanhol Alfonso de Gallareta, o francês Tissier de Mallerais e o britânico Richard Williamson, que foram excomungados automaticamente em 1988, após serem ordenados bispos, contra a vontade do papa João Paulo II.
Lefebvre
também foi excomungado, assim como o bispo brasileiro Antônio de Castro Mayer, que participou da cerimônia. Ambos já morreram.
Bento XVI, segundo um comunicado do Vaticano, decidiu levantar a excomunhão dos quatro bispos tradicionalistas "após um processo de diálogo".
Além disso, o pontífice tomou a decisão depois que, em 15 de dezembro, Fellay enviou uma carta ao Vaticano, em nome próprio e do dos outros três prelados, na qual expressava o desejo de permanecer fiéis à Igreja romana e ao papa.
"Na carta, o monsenhor Bernard Fellay manifestou claramente ao santo padre que: 'sempre mantivemos firmemente a vontade de permanecer católicos e de colocar nossas forças a serviço da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a Igreja Católica romana", explica o comunicado.
Os quatro religiosos excomungados acrescentaram na carta ao papa, segundo a nota vaticana: "Aceitamos suas doutrinas com ânimo filial, cremos firmemente no Primaz de Pedro e em suas prerrogativas e, por isso, esta situação (a excomunhão) nos faz sofrer muito".
Bento XVI acompanhou o caso desde o começo, "e sempre tentou recompor a fratura com a Fraternidade, inclusive recebendo pessoalmente Fellay em 29 de agosto de 2005 (poucos meses após ser eleito papa)".
Na ocasião, o papa expressou o desejo de proceder "por períodos e em tempos razoáveis" o caminho para suspender a excomunhão.
O Decreto da Congregação para os Bispos, que retira a excomunhão, está datado de 21 de janeiro de 2009.O Vaticano, segundo o decreto, espera que, com este passo, a Fraternidade de São Pio X "testemunhe sua verdadeira fidelidade e total reconhecimento ao magistério e à autoridade do papa dando provas da unidade visível".
Yahoo Noticias
A palavra holocausto (em grego antigo: [queimado) tem origens remotas em sacrifícios e rituais religiosos da Antigüidade, em que animais (por vezes até seres humanos) eram oferecidos às divindades, sendo completamente queimados durante a noite para que ninguem visse.
Nesse caso, holocausto quer dizer cremação dos corpos
Leia "Holocausto dos judeus" Aqui
O mundo com tantos tumultos e este Papa que tem a missao de conciliar, arruma uma confusao desta.
Nem sabia que existia, suspensao de excomunhao, ainda mais numa barbaridade desta.
O Papa e o Vaticano se preparem, as comunidades judaicas, nao deixaram barato pelo que ja li na net.
A igreja catolica, deveria se posicionar e nao aceitar tambem.

Fazer tchbum

Postar um comentário