março 23, 2009

Cintura de plastico



Pesquei do blog Rastro de Carbono

...me vi cercada por plásticos. Era o plástico que embalava as vagens, o plástico em embalava as cenouras, o plástico da garrafa de leite, uma sacolinha que eu nem consegui identificar de onde veio, duas sacolas que os feirantes usaram para colocar os sacos de vagem e cenoura, que depois eu coloquei na minha sacola de ráfia, mas já era tarde demais.

E isso me fez lembrar da
sopa de plástico do Giro do Pacífico Norte, que eu publiquei, atônita, há um pouco mais de um ano atrás.

Consegui os endereços da pessoa que fotografou aquela tartaruga, não se preocupe se você não se lembra, vou colocá-la novamente aqui. E, descobri que além da dita fotografia conhecidíssima, também existem outras, que ajudam a contar uma história.

O fotógrafo em questão é um herpetologista, Dino Ferri, que na época trabalhava no
Audubon Nature Institute, em New Orleans.

Imagine-se no lugar deste pesquisador. Conta Ferri que em um dia normal de trabalho, chegou um garotinho com uma caixa na mão.

Ele tinha resgatado aquela tartaruga na praia e queria saber informações sobre ela, gostaria que o aquário do instutito cuidasse dela.




A tartaruga, identificada como uma "
snapping turtle", foi submetida a uma série de exames que mostravam como um pequeno círculo de plástico, provavelmente de uma embalagem de refrigerante, poderiam interferir no crescimento do animal. As imagens eram chocantes.



Exames de raio-X mostravam que nossa pequena tartaruga era uma fêmea e estava gravidíssima. Os ovos podem ser vistos nesta imagem como esferas brancas na parte posterior do animal, espremidos no espaço anterior ao anel plástico. Muitos ovos (como compete a uma tartaruga de respeito).



A capacidade de reprodução de indivíduos de uma espécie diz muito sobre a saúde da espécie como um todo.

Espécies que conseguem gerar descendentes férteis continuam na luta pela sobrevivência. As que não conseguem, se extinguem.

Se um organismo consegue se reproduzir, as chances de que os descendentes deles carregem características que os possibilita sobreviver de modos inóspitos, como com um anel plástico envolta do corpo pode ser boa.

Infelizmente, nenhum dos filhotes sobreviveu.



Use plásticos conscientemente. Evite quando possível.
Dê a destinação adequada para o seu lixo.
Não jogue lixo em vias públicas, praias, lixões ilegais.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Fazer tchbum

Postar um comentário