março 18, 2009

Sindrome de Down

Anda tao corrida a minha vida, posto antecipado, pois assim, nao corro o risco de nao dar a importancia devida a data.

Aprendi mais um pouquinho com este post.



O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de março porque essa data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21.

A primeira comemoração da data foi em 2006 e, nesse ano, a comemoração coincidiu com os 50 anos da descoberta da trissomia do cromossomo 21, pelo Dr. Jérôme Lejeune.

O que e a Sindrome de Down

A Síndrome de Down decorre de um acidente genético que ocorre em média em 1 a cada 800 nascimentos, aumentando a incidência com o aumento da idade materna.
Atualmente, é considerada a alteração genética mais freqüente e a ocorrência da Síndrome de Down entre os recém nascidos vivos de mães de até 27 anos é de 1/1.200.
Com mães de 30-35 anos é de 1/365 e depois dos 35 anos a freqüência aumenta mais rapidamente: entre 39-40 anos é de 1/100 e depois dos 40 anos torna-se ainda maior.
Acomete todas as etnias e grupos sócio-econômicos igualmente.
É uma condição genética conhecida há mais de um século, descrita por John Langdon Down e que constitui uma das causas mais freqüentes de deficiência mental (18%).
No Brasil, de acordo com as estimativas do IBGE realizadas no censo 2000, existem 300 mil pessoas com Síndrome de Down.
As pessoas com a síndrome apresentam, em conseqüência, retardo mental (de leve a moderado) e alguns problemas clínicos associados.



Saiba mais, cique nos links abaixo
(FBASD)
Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down Portal da
Sindrome de Down
Fundacao Sindrome de Down
Projeto Down
Sociedade, Sindrome de Down

Fazer tchbum

Postar um comentário