outubro 11, 2009

Fernanda Montenegro - 80 anos

Na próxima sexta-feira, (16.10) a maior atriz brasileira completa 80 anos de vida.
Fernanda Montenegro vai comemorar o aniversário no lugar onde se sente melhor, o palco.
Ela está em cartaz no Teatro Marília Pêra, no Fashion Mall, com a peça “Viver sem tempos mortos”, sobre a escritora feminista Simone de Beauvoir. E lá Fernandona fará um brinde ao lado de executivos da TV Globo, da crítica Bárbara Heliodora e de familiares e amigos.
A Retratos da Vida não poderia deixar passar em branco uma data tão especial.
Abaixo, selecionamos curiosidades sobre a vida desta carioca que nos orgulha tanto.
A única brasileira que já foi indicada ao Oscar, o maior prêmio do cinema. Leia e divirta-se.
O verdadeiro nome de Fernanda Montenegro é Arlete Pinheiro Esteves da Silva. O nome Fernanda foi por ter uma sonoridade que remetia aos personagens de Balzac ou Proust, seus autores preferidos. Já Montenegro veio de um médico amigo da família.
Filha de um mecânico, funcionário da Light, e de uma dona de casa, Fernanda nasceu no Campinho.
Aos 15 anos, começou a trabalhar como locutora na Rádio Ministério da Educação e Cultura. Ela fazia traduções e adaptações de peças literárias para radionovelas e, para completar o orçamento, dava aulas de português para estrangeiros na escola em que estudava inglês e francês. É torcedora do Fluminense.
Ao lado da Rádio funcionava a Faculdade de Direito, onde havia um grupo de teatro amador. Fernanda se uniu a ele e logo foi chamada para uma participação no Teatro Ginástico.
Sua estreia se deu em 1950, na peça “Alegres canções nas montanhas”, ao lado de Fernando Torres, com quem se casou em 1953.
Da união, nasceram a atriz Fernanda Torres, de 44 anos, e o diretor Cláudio Torres, de 46.
Em 1979, durante a ditadura militar no Brasil, Fernanda e seu marido foram alvo de um atentado por parte de um dos vários grupos paramilitares.
Ela saiu ilesa, mas, na época, precisou cancelar apresentações e atuou com as luzes do teatro acesas e amparada por seguranças.
Em 1985, foi convidada pelo então presidente José Sarney para ser Ministra da Cultura. Obteve o apoio da classe artística e da opinião pública, mas Fernanda preferiu recusar o convite.
É avó de três meninos: Antônio, de 1 ano e meio, e Joaquim, de 9, filhos de Fernanda, e Davi, de 8, filho de Cláudio.
A atriz vive atualmente num apartamento em frente à Praia de Ipanema. Confortável, mas sem luxos.
No meio artístico, comenta-se que Fernanda comanda com mão de ferro as produções dos seus espetáculos num escritório dentro de sua casa.
Ela, que tem fama de durona nos negócios, não é de esbanjar dinheiro e gosta de pechinchar.
Apesar de ser uma pessoa de hábitos simples e atenciosa com todos que a cercam, Fernanda não é modesta.
Ao ganhar um prêmio, recentemente, ela disse, sem meias palavras: “Não vamos ser hipócritas. Eu mereço tudo que eu ganhei. Sou boa no que faço”.
Fernanda fez apenas uma cirurgia plástica para diminuir as bolsas sob os olhos. A música “Mulher da vida”, de Milton Nascimento, foi feita em sua homenagem.
Numa das viagens para promover “Central do Brasil”, Fernanda se desentendeu com Walter Salles. A atriz não gostou de ver o diretor, um dos herdeiros do Unibanco, usando roupas gastas para disfarçar a condição de milionário e fingindo se emocionar com a pobreza mostrada na fita.
Hoje, quando se toca no assunto, ambos desconversam. Apesar do sucesso do filme, Fernanda não fez fortuna com “Central do Brasil”.
Os cachês obtidos com “O auto da Compadecida” e outros dois papéis na televisão compensaram os meses em que Fernanda ficou promovendo o longa.
Retratos da vida
Sou fanzoca da Fernanda.

Fazer tchbum

Postar um comentário