outubro 25, 2009

Flavia, Vivendo em Coma ...

O caso de "Flavia, Vivendo em Coma ..." publicada por Estela Casagrande, na edição de 23/10/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno Ela.
Acompanho há algum tempo a história de uma dedicada mãe que depois que a filha foi vítima do sistema de sucção da piscina do condomínio onde moravam, ficando em coma vigil*, luta para que a história não se repita e para que os direitos mínimos de sua filha sejam respeitados.
Odele, este é o nome da mãe, e Flavia, a garota que há onze anos saiu para brincar e teve os cabelos sugados pelo ralo da piscina emocionam a cada nova conquista.
Odele é uma guerreira, graças à sua luta algumas leis foram mudadas e os fabricantes mudaram modelos de piscinas.
Para o tratamento de Flavia no entanto, a indenização não veio. E apesar de seu grito solitário, os sistemas de sucção continuam fazendo vítimas pelo Brasil e pelo mundo, como Odele registra em seu blog.
Mas de tudo o que a mãe devotada já fez, um fato me chamou a atenção.
Odele conta em certo momento que Flavia, aos 8 anos era uma garotinha feliz e vaidosa e que gostava de manter seus cabelos compridos, chegando a pedir para que a mãe não deixasse que o cabeleireiro cortasse demais.
Onze anos depois, Odele mantém os cabelos de sua filha longos, como ela gostava - e o mesmo cabeleireiro, Ary, há onze anos vai até sua casa uma vez por ano, em outubro, no dia de sua folga, para cortar os cabelos da menina, agora moça.
Ary nunca aceitou pagamento pelo corte.
Odele nunca desistiu de fazer a vontade da filha. E ela mesma conta: Até hoje eu e Ary respeitamos esse desejo de Flavia. E nesse grande e doloroso mistério que é o estado de coma, pode ser - é bem possível, que Flavia perceba que seus cabelos ainda são longos. E pode ser - é bem possível, que Flavia fique contente por isso.
Se você quer conhecer mais dessa história rodeada de gentilezas e de coragem pode ler em
flaviavivendoemcoma.blogspot.com.
E de alguma forma, aderir a campanha de Odele pela segurança de nossas crianças, pois como eu sempre digo, não existe estatística que convença quando aquele um em um trilhão de pessoas é o nosso filho.
* coma vigil é um estado de coma em que a pessoa dorme durante a noite e fica de olhos abertos durante o dia, sem contudo reagir a qualquer estímulo exterior.
estela.casagrande@jcruzeiro.com.br


Fazer tchbum

Postar um comentário