setembro 17, 2010

Polêmica por "matar" FHC e Lula

Obra que estará na Bienal causa polêmica por "matar" FHC e Lula





















A "Série Inimigos", de Gil Vicente, está causando polêmica antes mesmo de ser exposta na Bienal de São Paulo, que será inaugurada na próxima terça-feira. Nela, o artista retrata a si mesmo matando personagens famosos como Fernando Henrique Cardoso e Lula.

Nesta sexta-feira, a OAB-SP (Ordem dos Advogados de São Paulo) divulgou uma nota em que se coloca contra a exposição da série, "por fazer apologia ao crime".

Leia abaixo a nota na íntegra.

"Uma obra de arte, embora livremente e sem limites expresse a criatividade do seu autor, deve ter determinados limites para sua exposição pública. Um deles é não fazer apologia ao crime como estabelece a vedação inscrita no Código Penal Brasileiro.

A série de quadros denominada "Inimigos", do artista plástico Gil Vicente, é composta por obras as quais retratam, dentre outras, o autor atirando contra a cabeça do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, noutra mostra o mesmo autor, de posse de uma faca, degolando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Essas obras, mais do que revelar o desprezo do autor pelas figuras humanas que retrata como suas vítimas, demonstra um desrespeito pelas instituições que tais pessoas representam, como também o desprezo pelo poder instituído, incitando ao crime e à violência.

Certamente não se pode impedir que uma obra seja criada, mas se deve impedir que seja exposta à sociedade em espaço público se tal obra afronta a paz social, o estado de direito e a democracia, principalmente quando pela obra, em tese, se faz apologia de crime.

Por esse motivo é que a OAB/SP está oficiando os curadores da Bienal de São Paulo, para que essas obras de Gil Vicente, da série "Inimigos" não sejam expostas naquela importante mostra."

Folha Online
 
Eh cada coisa,  nem precisamos de apologia  de crime.
 
O crime, ja eh a apologia ... infelizmente.
 
Cade a liberdade de expressao?
 
Garanto que esta  obra de Gil Vicente, vai fazer um sucesso estrondoso.
 
Da minha parte, confesso: Amei!!

4Fizeram tchbum

Adao Braga disse...

E se...
E se ele retratasse o contrário? E se, ele colocasse estes dois personagens atirando nele e cortando-lhe a garganta? Seria menos verdade?

Luci Lacey disse...

Adao,

Ali, nao eh uma verdade...

Uma projecao talvez, nossa politica, se arrasta, cada vez pior ao longo dos anos.

Nao creio que o artista, mereca ... um fim deste, mesmo numa tela.

Beijinhos



Deve, lutar, pagar impostos como todos nos!!

Betty Vernieri disse...

Não é o tipo de arte que eu gosto, Luci, mas é, sem dúvida, uma forma de expressão, e como tal deve ser livre e respeitada.
Acho um absurdo a atitude da OAB/SP! Hipocrisia, cerceamento de liberdade, no mínimo.

Beijinho

Rita disse...

HOJE FUI A BIENAL E DEI DE CARA COM ESTE MARAVILHOS ARTISTA,NAQUELES QUADROS ONDE ELE RETRATA A VIOLÊNCIA EM NOSSO PAÍS FOI UM JEITO QUE ELE ACHOU PARA ABRIR OS OLHOS DA SOCIEDADE QUE MUITO PERDER QUANDO CADA POLITICO ENTRA E SAI DO PODER MAIS RICO DO QUE JÁ ERA.

Postar um comentário