junho 04, 2008

Curiosidade sobre alimentos


Sopa
A curiosidade: A primeira sopa feita no mundo foi a de hipopótamo
As primeiras provas arqueológicas para o consumo de sopa (sim, existe estudo para isso) mostram que em 6000 aC foi feita a primeira sopa do mundo, e ela foi de hipopótamo.


Água de coco
A curiosidade: A água de coco pode ser utilizada (em caso de emergência) como um substituto para o plasma sanguíneo.
A razão para isto é que a água de coco (a água encontrada em côcos - não confunda com o leite de coco) é estéril e tem um nível de pH ideal.


Amendoim
A curiosidade: Dinamite é feita com amendoim
O óleo de amendoim pode ser processado para produzir glicerina, que pode ser usada para fazer nitroglicerina, um dos componentes da dinamite.


Microondas
A curiosidade: O Forno de microondas foi descoberto acidentalmente, quando uma barra de chocolate derreteu-se no bolso do seu criador.
Percy Spencer LeBaron, um engenheiro eletrônico, saiu de casa com uma barra de chocolate no bolso, rumo ao seu laboratório, onde realizava testes com um magnetron. Chegando lá, enquanto trabalhava, resolveu comer seu chocolante, quando percebeu que estava derretido. LeBaron logo percebeu que a barra havia sido derretida e que possivelmente o calor gerado pela proximidade com o tubo do magnetron teria sido a causa. Para constatar sua teoria, ele resolveu colocar um pacote de milho para pipoca em frente ao tubo, em frente ao tubo, obviamente, em pouco tempo as pipocas começaram a surgir, mais tarde, LeBaron criou o que conhecemos hoje como "Forno de microondas".


Picolé
A curiosidade: O picolé foi inventado por um garoto de 11 anos, que manteve a fórmula secreta durante 18 anos.
O inventor foi Frank Epperson que, em 1905, esqueceu uma mistura de pó refrigerante e água do lado de fora de casa. Naquela noite, a temperatura em San Francisco caiu tanto, que a mistura transformou-se em um bloco colorido de gelo. 18 anos mais tarde ele resolveu patentear a invenção, batizando-a de "picolé".


Molho Worcestershire
A curiosidade: O molho Worcestershire é feito a partir de peixe dissolvido
O molho Worcestershire, popular molho Inglês, é fabricado a partir de anchovas dissolvidas. As anchovas são embebidas em vinagre até que sejam totalmente derretidas. Naturalmente, o molho contém todas as partes do peixe.


Insetos e roedores
A curiosidade: A FDA, que é um orgão governamental dos EUA que faz o controle dos alimentos (tanto humano como animal), medicamento, suplemento alimentar, cosméticos e demais substâncias, permite a venda de produtos contendo insetos e pêlos de roedores
A FDA admite como aceitável o encontro de cinco insetos ou partes de insetos para cada 100g de manteiga de maçã e de 30 fragmentos de insetos por 100g na manteiga de amendoim O FDA permite que uma média de 30 ou mais insetos, e uma ou mais roedor cabelos por 100 gramas de amendoim. Isso se deve à impossibilidade da completa remoção de partes corporais de insetos dos produtos alimentícios.


Um grande banquete
A curiosidade: O maior prato servido no mundo é o camelo assado
O camelo é recheado com uma carcaça de ovelha, que é recheada com frangos, peixes e ovos. Embora estranho para nós, este banquete é, por vezes, apresentados nos casamentos beduínos (povo nômade que vive nos desertos do Oriente Médio e do norte da África).


O café mais caro do mundo é feito de fezes
A curiosidade: O café mais caro do mundo vem das fezes de um animal, o Luwak
Kopi Luwak são grãos de café produzidos através das fezes de um animal da Indonésia, o luwak, um mamífero do tamanho de um gato. Por ser um produto raro (apenas 230 quilos são produzidos por ano), o Kopi Luwak é muito apreciado pelos amantes do café.Os animais comem somente os melhores grãos de cafés maduros, e, depois de passar por um processo natural de fermentação, eles defecam o grão que será utilizado para a produção do café. O quilo do grão custa cerca de R$ 1.500, e é vendido principalmente para o Japão e Estados Unidos, mas está se tornando cada vez mais apreciado em outras regiões.A que não quer calar, é: quem foi o corajoso que resolveu experimentar as fezes de um animal?


Recebi de um amigo

Fazer tchbum

Postar um comentário