outubro 31, 2008

Importando folclore

Fique sabendo, hoje pela manha desta blogagem no Blog da Meiroca , mesmo atrasada, resolvi participar. Fiz o post a noite (20:00)


VidaBlog, promove a blogagem coletiva "Importando Folclore".

...No dia 31 de outubro (dia que é celebrado o Halloween a festa folclórica mais tradicional e mais divulgada da cultura norte-americana), iremos publicar nossos textos. Escreva um texto sobre este tema. Diga se você concorda ou não, fale sobre a cultura nacional, discuta as influências estrangeiras; se desejar mostre os contos e lendas de sua região. O importante é falar sobre a cultura nacional, mas o aspecto da discussão você escolhe...

Image Hosted by ImageShack.us

Em 2005 foi instituído o Dia do Saci no Brasil, comemorado no dia 31 de outubro, a fim de restaurar as figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Halloween.

Image Hosted by ImageShack.us



Esta ilustração consta do livro "Saci-pererê - resultado de um inquérito"

Como surgiu o Saci?

O Brasil tem o seu próprio Dia das Bruxas.

Nesta sexta (31), além do Halloween, também se comemora o Dia do Saci, personagem tradicional do nosso folclore e originário de um mito tupi-guarani.

Figura sempre presente nas histórias de Monteiro Lobato, o Saci é aquele “moleque travesso” e muito brincalhão, que sempre causa transtornos como fazer o feijão queimar ou objetos desaparecer.

Essa lenda é tão presente no imaginário popular que, em 1917, Lobato fez uma pesquisa de opinião sobre o Saci e a lançou no suplemento Estadinho, de O Estado de S.Paulo.

O resultado foi uma série de depoimentos de quem jura que encontrou o Saci ou testemunhou alguma de suas diabruras.

Após a primeira edição do livro O Saci-pererê - resultado de um inquérito, de 1918 (e relançado no mês passado pela Editora Globo), Lobato passou para o que podemos de chamar de uma “parceria” com o personagem e escreveu O Saci, versão infantil para essa lenda, lançada em 1921.

Neste livro, também relançado pela Editora Globo (com ilustrações de Paulo Borges), o autor fala não apenas do Saci, mas de outros seres que habitam nosso folclore. (veja resenha aqui).

Boa dica de leitura para apresentar o personagem ao seu filho.

Revista Crescer

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

Dia do Saci, vai vencer o dia das Bruxas, garante, biografo de Lobato Aqui .

Lenda do Saci-Pererê

Origem da lenda do Saci, características principais, personalidade, histórias e lendas da floresta, folclore nacional, cultura popular do interior do Brasil, cultura afro-brasileira, Dia do Saci, Aqui.

2Fizeram tchbum

YOKO disse...

Muito se falou do Saci nas postagens. Deu saudades do Sítio do Pica pau amarelo. Assisti muito qdo criança. Acho válido absorver culturas de outros países, mas que o folclore brasileiro nunca seje esquecido. bjs

Aprendendo a Língua Japonesa

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.
vou divulgar este maravilhoso blog

Postar um comentário