abril 01, 2009

Derrota histórica para o setor tabagista




Indenização

Depois de dez anos de batalha judicial nos EUA, a viúva de um homem que morreu de câncer de pulmão em 1997 ganhou um processo de US$ 145 milhões contra a gigante do tabaco Philip Morris.
A empresa jogou pesado para não ter que pagar os US$ 80 milhões que Mayola Williams havia pedido inicialmente, e o caso foi parar três vezes na Suprema Corte dos EUA.
Na terceira e última audiência, realizada na última segunda-feira, 30, o tribunal deu ganho de causa à viúva.
A Suprema Corte decidiu que seu marido, Jesse, e a Philip Morris, fabricante dos cigarros Marlboro, foram igualmente responsáveis pelo câncer que o consumiu.
O jornal Guardian se refere ao caso como um exemplo de perseverança contra um adversário aparentemente imbatível.
Em nossa opinião...
Dá prazer ver a indústria do câncer, neste caso a Philip Morris, levar uma surra. Mas, como é freqüente nos EUA, o valor da indenização é absurdo.
A justificativa dos valores de indenizações tem de ter relação com quanto a pessoa ganharia se continuasse uma vida saudável até a expectativa média de vida do país. Um “janitor” (zelador) de um edifício não ia ganhar isso nem em 500 anos. Se uma indenização desse valor fosse dada a cada pessoa que morreu de câncer do pulmão, as indústrias iriam todas à falência imediatamente, o que não interessa a ninguém.
Somos contra o tabagismo e achamos que ele deve ser combatido com medidas como proibição de toda e qualquer espécie de publicidade, proibição de venda a menores, proibição de fumar em lugares públicos, entre outras.
Mas não uma proibição total que traria o contrabando e o banditismo, como mostrou a proibição de bebidas alcoólicas nos EUA no começo do século passado.


Opiniao e Noticia
Veja precos de cigarros nos USA - Aqui


O mundo todo e uma chamine, tambem, ja fiz parte deste incendio, mas aqui o pessoal fuma para caramba, e nao importa o preco nao, trabalha-se para fumar.

Artigos Relacionados:


Doença provocada pelo Cigarro
Famosos lutando contra cigarro e drogas
7 Benefícios de uma vida sem cigarro
3 meses sem fumar
Remédio para deixar de fumar

Fazer tchbum

Postar um comentário