abril 07, 2009

Falta

Uma palavra difícil de lidar, parece que é feita de borracha, quanto mais puxa mais cresce, quanto mais usa, menos derrete. Todo aquele que busca encontrar a felicidade aprende a conviver, ainda que temporariamente, com a falta dela.
Falta é um substantivo que tem cara de advérbio de intensidade e nem precisa de locução adverbial pra completar seu sentido. Loucos são os que agem como se não sentissem falta de alguma coisa, como se pudessem controlar as ondulações da vida semelhante a um pássaro preso em uma gaiola pendurada na varanda.
Para sentir-se completo por alguma coisa, você precisa sentir a falta dela. Para sentir-se completo por alguém você precisa saber que ele ou ela possui características que se encaixam nas suas, objetivos que afluem para os mesmos estabelecidos por você, ou seja, ter a certeza de que aquilo que se quer pode ocupar milimetricamente o espaço vazio dentro da gente.
Eu sinto falta de muitos amigos que o tempo e a infância separaram de mim. Sinto falta de parentes amados que já se foram e de tantos outros que os quilômetros nos afastam; sinto falta da disposição que eu já tive em conhecer o novo e em me arriscar mais. Sinto falta do conhecimento que perdi ao deixar de gastar tempo conversando com os mais velhos; falta de não ter prestado mais atenção às aulas de matemática, física e química; sinto falta de não ter tido coragem para quebrar o gelo e falar com pessoas interessantes que estavam ao meu redor... E às vezes eu sinto falta até do que não tenho!
E que fique bem claro que falta é diferente da saudade. Saudade é algo que vem dos outros pra você, de fora pra dentro. Mas falta é coisa que dói fundo, de dentro pra fora! É reconhecer que suas limitações humanas acabam na fronteira onde começam as virtudes de quem se ama, de quem se espera, do deus que se adora.É lógico que sentir falta não é bom. Mas até que é saudável, desde que se saiba lidar com ela, desde que se consiga esquivar da melancolia, da murmuração, daquela sensação de coitadinho, da síndrome de parasita.
Viver 'sentindo falta' é também viver repleto de sonhos que se renovam minuto a minuto, é provar a contemplação das novas oportunidades e das inúmeras probabilidades de ser (e ter) um algo mais. É saber dizer ao próprio coração o momento de esperar e depois de se abrir para enfim, amar novamente. É saber que por mais felicidade que se junte no balaio sempre haverá espaço para o que está além da compreensão superficial dos sentidos e sempre haverá novas razões para se encontrar a outra metade ou as partes que completam o retalho da existência do


Bruno Soares
Cronicas de Afeto

Navegando, achei este blog e gostei bastante da performance do Bruno.
Visitem o blog, uma graca. Bruno escreve muito bem, parabens.

Fazer tchbum

Postar um comentário