junho 14, 2009

Gripe suina - OMS - pandemia global



A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a gripe suína se transformou em uma pandemia global.
Isto significa que o vírus causador da doença está se espalhando em pelo menos duas regiões do mundo, com aumento do número de casos observado em países como Grã-Bretanha, Austrália, Japão e Chile.
Segundo a OMS, a gripe suína já afetou quase 30 mil pessoas em mais de 70 países e causou 144 mortes.
No Brasil, o Ministério da Saúde afirma que há mais de 50 casos confirmados, mas diz que 75% deles são importados (de pessoas que foram contaminadas em viagens a países afetados e não em território nacional) e muitos pacientes já receberam alta.
De acordo com o Ministério da Saúde, "o Brasil se antecipou a todas as medidas recomendadas pela OMS" e, por isso, a declaração de pandemia "não muda em nada os procedimentos que o governo brasileiro adotou para a vigilância, diagnóstico e tratamento da doença".
Entenda o que é a gripe suína e quais seus riscos.

O que é a gripe suína?
Qual o nível de perigo?
O quanto as pessoas devem se preocupar?
O caso do México é diferente?
O vírus pode ser contido?
A gripe suína pode ser tratada?
O que eu devo fazer para me proteger?
Que medidas posso tomar para evitar a contaminação?
É seguro comer carne de porco?
E a gripe aviária?
BBC Brasil

Site do World Health Organization (OMS - Organizacao Mundial da Saude) Aqui

Para traducao, use o Babelfish Aqui.
Image Hosted by ImageShack.us
Máscaras contra contágio devem ter certificação e custam mais caro
Acessório com certificado pode obstruir 95% da partícula do vírus.
Só governo dispõe do remédio Tamiflu, diz infectologista da Unifesp.
De acordo com o infectologia Edmilson Migowski, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, as máscaras sem a certificação N95 ou PFF2 devem ser descartadas por quem não está doente e quer evitar o contágio.
A certificação N95 é adotada nos Estados Unidos. No Brasil, a certificação que atende aos padrões da N95 é a PFF2, concedida pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo Migowski, apenas as máscaras com estas certificações são capazes de obstruir até 95% da matéria da partícula do vírus causador da gripe.
Ele explica que a máscara deve encobrir a boca e o nariz, principais canais de contágio do vírus. O acessório, conta o infectologista, não tem validade e só precisa ser trocado em caso de dano, corte, rasgo ou umidade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta aos médicos que tenham contato com pessoas com suspeitas da doença e com pacientes que estejam com a gripe suína devem jogar fora a máscara após o contato com esses pacientes.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que as máscaras esquecidas em aviões ou nos aeroportos são incineradas.
Portal da Globo

Fazer tchbum

Postar um comentário