junho 21, 2009

O documentário Corumbiara

Leiloada durante o governo militar, a gleba Corumbiara, no sul de Rondônia, é o cenário, em 1985, de um massacre de índios isolados. Apesar dos visíveis sinais da tentativa de apagar as evidências de sua existência, filmadas pelo documentarista Vincent Carelli, e das denúncias do indigenista da FUNAI Marcelo Santos, o caso é esquecido.
Dez anos depois, o encontro de dois índios desconhecidos numa fazenda oferece a primeira oportunidade a Santos e Carelli de retomar o fio desta história, mas revela a continuidade dos crimes contra os povos indígenas.
Neste filme, realizado ao longo de mais de 20 anos, abre-se espaço também a uma autocrítica das próprias estratégias indigenistas.
Adoro cinema brasileiro



Documentário sobre massacre indígena vence festival de cinema ambiental
O documentário Corumbiara, de Vincent Carelli, foi o vencedor do grande prêmio do 11º Fica (Festival Internacional de Cinema Ambiental), entregue ontem (20) à noite.
O filme mostra o massacre de um grupo de índios isolados na Gleba Corumbiara, em Rondônia, na década de 1980.
Carelli coordenava o projeto Vídeo das Aldeias quando soube do massacre, denunciado pelo indigenista Marcelo Santos.
O cineasta filmou as evidências, mas foi desacreditado, e a história caiu no esquecimento.
Em 1995, Carelli voltou à região, encontrou uma aldeia abandonada e índios isolados, tudo também registrado no documentário.
"Só o cinema poderia resgatar uma história como essa, um crime de genocídio que o país simplesmente ignorou. É uma história emblemática, uma face oculta da história do Brasil", desabafou Carelli ao receber o troféu Cora Coralina, mais uma premiação de R$ 50 mil.
Clique abaixo e veja a lista completa de vencedores do 11º Fica:

Fazer tchbum

Postar um comentário