junho 03, 2009

O relogio do fim do mundo


O relógio do fim do mundo, o
Doomsday Clock, foi uma idéia dos cientistas e colaboradores da revista Bulletin of the Atomic Scientists, foi criado em 1947 e mede o risco de uma guerra nuclear.
Atualmente, entretanto, como o ser humana não cansa de surpreender e inventar novas formas de exterminar a vida, passou a monitorar ameaças ambientais e de biosegurança.
Quando foi "ligado", marcava 23:53.
Quanto mais perto os ponteiros estiverem da meia-noite, maior será o risco de uma hecatombe de qualquer espécie.
Em 1953, quando os Estados Unidos explodiram sua primeira bomba de hidrogênio, o relógio marcou 23:58, 2 minutos apenas para o fim. Em 1991, quando a guerra fria acabou, os ponteiros recuaram para 23:45 e em setembro de 2001, avançaram para 23:53 (veja a
linha do tempo do relógio do fim do mundo).
Desde 2007 estamos a meros 5 minutos para livrarmos a Terra de nossa presença incomoda e destrutiva.
Fico imaginando se a recente explosão nuclear de uma bomba com potencia maior do que a de Nagasaki pela Coréia do Norte não irá provocar a mudança do ponteiro.
Na verdade, o número de países com artefatos nucleares cresceu e muito: além dos de sempre, Índia, Paquistão, Israel, Coréia do Norte e logo, logo o Irã, entraram para o clube, mesmo que não oficialmente.
Apesar de tudo o que sabemos sobre um confronto nuclear, ainda existem psicopatas suficientes para ordenar uma guerra com essas armas.
Nunca pensei que em pleno século 21, mais de 60 anos depois da destruição de Hiroshima e Nagasaki, ainda ia ser possível ficar preocupado com uma ameaça dessas.
Desconhecia o relogio, achei, super interessante, pesquei no Cejunior.
Site oficial do Doomsday Clock
Copie o link e coloque no Babel Fish para traducao. http://babelfish.yahoo.com/

Fazer tchbum

Postar um comentário