maio 03, 2007

Templates e campo de refugiados

Bem pessoal, gosto de participar de causas justas .
A Grace do blog Alma Cigana, me enviou o seguinte email:
...se vc conhecer alguem que queira templates personalizados, me indique, amiga.
Assim, eu posso arrecadar fundos para os refugiados...
A Grace fez e ajudou a fazer muitos blogs dos amigos e pela net, gratuitamente.
Abaixo alguns exemplos
www.yesjas.blogspot.com
www.meialuzz.blogspot.com
www.micazinha.blogspot.com

Para quem ainda nao sabe, como comecou a luta dela.

Meu objetivo ao visitar um Campo de Refugiados era apenas de pesquisar como viviam as crianças refugiadas, para concluir meu TCC-Trabalho de Conclusao de Curso e assim me formar em Direito.

Visitei diversos Campos de refugiados na Africa:Angola, Zambia, Gambia, Swazilandia, RDC, Sudao, Namibia, como turista.

Ate que no ultimo, na Namibia, me senti extremamente tocada pela situacao das adolescentes que andam em bandos...com medo de ataques e estupros, uma vez que nao ha eletricidade nos Campos.

Voltei ao Brasil e pedí a Deus que me mostrasse um local onde eu pesquisasse sobre as criancas e se as Convencoes Internacionais estavam sendo levadas a serio. Fechei os olhos e coloquei o dedo sobre o mapa da Africa. Abri os olhos e la estava:Mocambique. Mas, ate momento nao sabia se la tinha Campos de Refugiados. Sim...soube que tinha.

Fui a primeira vez, em outubro de 2006, com recursos proprios, e apenas autorizacao da ONU. Ao chegar la, minha pesquisa transformou-se em algo secundario:as criancas nao tinham nada. Andavam descalcas, muitas delas sem os pais, a creche nao tinha nada que me lembrasse uma creche. Por 3 semanas, meu coracao sofreu e eu perdi 5 kg. Eu nao conseguia comer la dentro sabendo que eles nao tinham comida.Percorri 170km2 do Campo.

Revi todas as areas, entrevistei criancas, medicos, professores, enfermeiros, diretores do campo e do ACNUR.Ao me despedir deles, aos prantos, eu vi o quanto eles precisavame de mim. Mais ainda as criancas que estudavam numa escola de lonas plasticas.

Voltei ao Brasil e fiz varios sorteios no meu site, fui a Suecia, fiz jantar la - ja que meu marido e sueco- e voltei a Mocambique coma intencao de dar o pontape inicial na construcao da escola.

No entando, ao desembarcar no Campo, vi que as criancas nao tinham material escolar, calcados e roupas.Estavam em situacao pior do que em 2006. Como o governo mocambicano exigiu um projeto da Escola aprovada por eles e nao um projeto feito por amigos meus, nao quis voltar ao Brasil com o dinheiro e investi em material escolar que serao usados ate dezembro de 2007. Eu levei uma mala de canetas, borrachas, lapis, etc mas que nao foi suficiente. Comprei roupas, calcados, remedios, oculos para refugiados e comida. Sim..E consegui com que amigos suecos adotassem financeiramente um orfao congoles.

O menino e um artista de primeira mas nao tinha nem lapis para rabiscar suas criacoes, alem de junto com o marido adotar uma familia de 7 filhos e a mulher que foi estuprada em Ruanda e por medo das filhas sofrerem o mesmo, ela nao faz outa coisa, a nao ser pajea-las..

Hoje, estou prestes a concluir meu TCC, mas, tenho la no Campo varios projetos...desde roupas, luta contra evasao escolar e a escola que esta sendo encaminhada. O problema e que eu decidi nao enviar dinheiro, por que a corrupcao e desvios sao comuns na Africa.Prefiro ir arrecadando dinheiro e ir la e com os meus olhos ve one o dinheiro esta sendo empregado.

Hoje, minha vida tomou outro rumo. Os refugiados me dao mais amor do que eu dou a eles. Eles sao a minha razao de viver.
Ao dormir e ao acordar penso neles. E batalho. E acredito em meus sonhos que vao se tornar realidade.

Obrigada

Grace
Visitem os blogs da Grace

Fazer tchbum

Postar um comentário