março 22, 2008

Malhacao do Judas



Roteiro de malhacao tradicional

A malhação do Judas tradicional acontece sempre ao meio-dia do sábado de Aleluia, que fica entre a Sexta-Feira Santa e o domingo de Páscoa.

Na verdade, a brincadeira começa na noite anterior quando o boneco do Judas é “enforcado” em algum poste ou árvore da rua.


Assim, a primeira coisa a fazer é a confecção do boneco. O material básico para se ter um Judas é uma calça, dois pares de meias (ou um par de meias e um de luvas) e uma camisa de mangas compridas masculinas e um saco de pano, que servirá como a cabeça do Judas.

Além disso, é necessário serragem, palha, retalhos de pano, papel e/ou guloseimas para rechear o boneco. A confecção do Judas deve ser feita costurando-se uma peça na outra: a camisa nas calças, as calças nas meias e as mangas das camisas nas luvas (ou meias).

Após, deve-se rechear as roupas costuradas para que o boneco fique parecido com uma pessoa. Por último, recheia-se o saco de pano que é costurado na gola da camisa, formando a cabeça do boneco.


Depois de pronto, pode-se caracterizá-lo como uma personalidade ou um problema local, nacional ou internacional e identificá-lo com uma placa pendurada no pescoço, mostrando quem ou o que o Judas representa.

A escolha de quem o boneco vai simbolizar pode ser feita por consulta ou eleição na comunidade. O boneco é então pendurado na noite da sexta-feira em algum poste ou árvore da rua, bem longe da fiação elétrica, para simular o enforcamento do Judas.


A tradição pede que à medida que as crianças acordem no sábado, elas devem se reunir no local onde está o boneco.

Ao meio-dia, alguém desce o Judas do poste e retira do bolso dele o “testamento”. De preferência escrito em versos, ele deve de forma bem humorada estabelecer a relação entre o Judas e o personagem retratado além de comentar, de forma satírica, outros fatos locais que aconteceram desde a última malhação.

Após a leitura do testamento, amarra-se uma corda no pescoço ou por baixo dos “braços” do boneco e grita-se: “Vamos malhar o Judas” – e alguém sai correndo puxando o boneco.

A partir daí, a turma está liberada para com cabos de vassouras e outros pedaços de pau bater no boneco até ele se despedaçar.

A seguir coloca-se fogo no que restou do Judas.



###########


Malhação do Judas vai atacar uso do cartão corporativo


Os moradores da Rua Lavapés, no Cambuci, na região central de São Paulo, vão usar a tradicional malhação do Judas neste ano para protestar contra o cartão corporativo, conhecido pela população depois das denúncias de que ministros e servidores públicos utilizaram esse instrumento para compras irregulares.

Saiba mais


Gazeta Online


Image Hosted by ImageShack.us

Fazer tchbum

Postar um comentário