março 28, 2008

Mineiro em Cabul



Mineiro é dono de pizzaria e dá cursos em Cabul

Em meio ao conflito que se arrasta há oito anos no Afeganistão, o brasileiro Sérgio* encontrou formas de realizar seu sonho: ajudar na reconstrução do país e ser um homem de negócios.

Em meio ao conflito que se arrasta há oito anos no Afeganistão, o brasileiro Sérgio* encontrou formas de realizar seu sonho: ajudar na reconstrução do país e ser um homem de negócios.

O mineiro, de 38 anos, que não quis revelar seu nome por questões de segurança, mudou-se com a mulher e os dois filhos para Cabul em outubro de 2005 e, hoje, é dono de um centro educacional que oferece cursos profissionalizantes e de uma pizzaria, que ganhou o nome de Pizza Brasil.
"Viemos para cá ajudar na reconstrução do país e, ao mesmo tempo, estamos ganhando dinheiro”, disse Sérgio à BBC Brasil

"Sempre gostei de sair pelo mundo, conhecer outras culturas. É fascinante poder conhecer o mundo islâmico que, apesar de pouca liberdade, tem um povo muito alegre e acolhedor, parecido com o brasileiro", comparou.
No Brasil, ele trabalhava como representante comercial e morou com a família em várias cidades, sempre em busca de "explorar, conhecer o mundo".

Sua vocação para ser nômade, no entanto, não parece ter sido herdada pelos filhos. Ele conta que os meninos, de 15 e 11 anos, não gostam de morar no Afeganistão e querem voltar para a Escócia.
"A vida aqui não tem lazer nenhum. A gente faz tudo em casa. A casa é nosso shopping, nosso tudo", disse. "Saímos na rua o mínimo possível, temos um motorista e empregados para fazer as compras."

Ele contou que, com parte dos lucros da pizzaria, é possível bancar os estudos de 50% dos alunos. Entre os cursos oferecidos estão carpintaria, inglês, costura, bordado, crochê, pintura e informática.

Os cursos duram, em média, seis meses e contam, atualmente, com 100 alunos afegãos matriculados.

À frente da escola está a mulher de Sérgio que, por ser pedagoga, conseguiu a autorização do governo afegão para abrir o centro educacional.

"Vivo falando para os meus amigos brasileiros que, aqui, há muitas oportunidades. Se viessem pra cá e abrissem uma padaria, iam fazer o maior sucesso." Até agora, não conseguiu convencer nenhum.

BBC-Brasil

Fazer tchbum

Postar um comentário