fevereiro 06, 2009

Ubuntu

"Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como "Humanidade para os outros" ou ainda "Sou o que sou pelo que nós somos". A distribuição Ubuntu trás o espírito desta palavra para o mundo do software livre.
"Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter própria auto-confiança que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu próprio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu em Nenhum Futuro Sem Perdão (No Future Without Forgiveness)."
É dessa forma que o site
Ubuntu-BR apresenta esse sistema operacional Linux baseado na distribuição Debian, atualizado semestralmente além de disponibilizar suporte técnico nos dezoito meses seguintes ao lançamento de cada versão.
A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas.
Depois de muito "namoro", tirei o dia quente de ontem, aqui no Rio, para instalar o sistema operacional no notebook. A versão 8.10 admite 3 possibilidades: uso direto pelo CD ou um pen-drive, operação compartilhada com o Windows ou a instalação tradicional, com as partições próprias do Linux.
Optei pela segunda e mandei ver. Muito fácil, bastando dar um OK nas informações de instalações e criar um login e senha para o sistema. Aí é só reiniciar e informar se vai usar o Windows ou o Ubuntu. E pronto.
O bicho já traz instalado uma série de programas que uso há algum tempo, como o OpenOffice (que substitui o MS Office), The Gimp (equivale ao Photoshop), Firefox, Pidgin (Messenger), Evolution (Outlook) e por aí vai.
Na parte de conexões à internet outro show: reconheceu imediatamente a rede Wi-Fi. A novidade é que essa versão aceita e reconhece modens 3G (menos os da Vivo, que aparentemente não disponibilizou seus codecs, sei lá...), mas nada que um bom foro de Linux não resolva.
A impressora da casa também foi encontrada, tanto fisicamente quanto em rede, o que mostra a boa configuração do Ubuntu.
Ainda não resolvi qual o programa que vai substituir o iTunes e continuar a sincronizar com meus iPods. A suite OpenOffice pode ser atualizada e substituida pela sua versão brasileira, a BR Office, com o seu atualíssimo e imbatível corretor ortográfico Vero.
O Ubuntu tem se mostrado estável, fácil de usar, rápido e bonito. Ontem mesmo, atualizou automáticamente cerca de 245 ítens do sistema, sem o menor problema. Ainda tem muita coisa para descobrir, mas isso só com o uso mesmo.
Ah sim, tudo isso é grátis, sem licenças, EULAS e quetais. E Linux não precisa de anti-vírus!

Conheça mais o Ubuntu:
Ubuntu-BR

Ubuntu Home Page

Wikipédia: Ubuntu

The Linux Alternative Project

Ubuntu Fórum

Pesquei do querido Cejunior - Focus Mode

Nao instalei ainda, aguardo mais informacoes do Cejunior que instalou, pois sou leiga e preciso aprender mais.

Fazer tchbum

Postar um comentário