junho 05, 2009

Exercicios para a apneia do sono

Método do Incor fortalece musculatura da língua e garganta, prevenindo contra colapsos que provocam paradas transitórias na respiração
Exercícios para apneia do sono
Pesquisadores do Instituto do Coração (Incor), ligado à USP, desenvolveram uma série de exercícios de fonoaudiologia para fortalecer os músculos da garganta e tratar a apneia do sono.
Todos os pacientes submetidos à técnica tiveram melhora do quadro, diz o pneumologista Geraldo Lorenzi Filho, chefe da equipe e coordenador do estudo.
A técnica elaborada pelos pesquisadores do Laboratório do Sono do Serviço de Pneumologia do Incor é tema de um artigo publicado na revista científica American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine (EUA).
Fortalecimento da musculatura bucal
O método consiste numa série de exercícios direcionados para o fortalecimento da musculatura da língua e garganta (palato superior). Isso porque, na apneia do sono, esses músculos relaxam além do devido, provocando o colapso da musculatura.
O estreitamento da garganta decorrente desse processo resulta em paradas transitórias da respiração.
Um grupo de 31 pacientes participou do estudo do Incor - todos com diagnóstico de apneia do sono de grau moderado e leve.
Um subgrupo de 16 pessoas foi sorteado para praticar os exercícios, com séries diárias de 30 minutos.
Ao final de três meses, o subgrupo que foi submetido à nova técnica apresentou melhora significativa nos indicadores de apneia.
Saiba mais
Diario da Saude

1 Fez tchbum

Anônimo disse...

porque nao mostram os tipos de exercicios? como sao feitos?

Postar um comentário