agosto 12, 2007

AeroLula

Image Hosted by ImageShack.us
Saito diz que aviao do Presidente nao voa sem reverso
O comandante da Aeronautica, brigadeiro Juniti Saito, disse nesta quarta-feira, em depoimento a CPI da Crise Aerea na Camara, que o aviao presidencial nao voa sem o reverso funcionando, por questao de seguranca.
O aviao da Presidencia da Republica e um Airbus 319. O aviao da TAM que se acidentou no aeroporto de Congonhas, matando 199 pessoas, no dia 17 de julho, estava com um dos reversos sem funcionar.

Por norma de seguranca, por transportar o mais alto mandatario, o grupo de transporte especial nao permite o voo sem o reverso , disse o brigadeiro, respondendo pergunta do presidente interino da CPI, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Mais isso e norma de seguranca porque transporta o presidente da Republica. Quanto a operacao de outros Airbus, acho que o fabricante, melhor do que ninguem, sabe quais sao as limitacoes que isso pode causar.

Acredito que no final desse relatorio podem surgir importantes recomendacoes, completou Juniti Saito, referindo-se as investigacoes sobre o acidente da TAM.

Isso e muito grave porque demonstra que a Aeronautica sabe que o reverso pinado oferece risco, por menor que ele seja. Tanto que nao permite que o aviao do presidente voe dessa forma, afirmou a deputada Luciana Genro (PSOL-RS) a jornalistas, apos a sessão da CPI.

Mais cedo, o comandante da Aeronautica afirmou que o pedido de suspensao de busca de documentos no Cindacta 1 e nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos se deveu a questoes de seguranca.

Perguntado por que a Aeronautica recorreu da decisao da 2 Vara Federal de Guarulhos, que autorizou a operacao de busca e apreensao, a pedido do Ministerio Publico, o brigadeiro respondeu:

Por se tratar de documentos que se nao tratados de forma adequada podiam ter consequencias graves (...) Por conterem dados que nao convem ser do conhecimento publico no momento.

Saito afirmou que a Aeronautica nunca apresentou obstaculos a nenhuma informacao requisitada, seja pela CPI ou pela Policia Federal, e por nao ter tido nenhuma solicitacao previa, a diligencia foi recebida com surpresa.

Durante a operacao que chegou a ser iniciada pela PF, Saito garantiu que houve perfeito entendimento e que 56 volumes e um CD-ROM de registros de trafego aereo foram entregues aos agentes.

Mas ai veio a decisao de suspensao e eles recolheram o material, contou.

A suspensao da busca e apreensao de documentos foi determinada por decisao do Tribunal Regional Federal da 3a Regiao, que cassou a liminar da 2 Vara Federal.

A desembargadora Marli Ferreira considerou que a Uniao deveria ter sido ouvida antes da decisao que autorizou a apreensao de documentos do Cindacta-1, Congonhas e Guarulhos.

O ministro da Justica, Tarso Genro, aprovou a suspensao da busca, que no seu entender poderia se configurar um grande abuso de direito, com prejuizo ao consumidor, aos cidadaos e prejuizos a essas operacoes que estao sob controle da Aeronautica, disse a jornalistas apos cerimonia de criacao da Escola Nacional de Defesa do Consumidor.]

Portal da Globo

A perplexidade ainda vai me matar. PQP.

Nos, os suditos trabalhadores honrados, podemos ser as cobaias do descaso e incompetencia.

Fazer tchbum

Postar um comentário