Lembram-se da Varig, Vasp e Transbrasil?
Em toda essa historia do colapso de nosso sistema aereo, sobre o qual todo mundo palpita e quem paga e a populacao, fica evidente que nao sera um cronista de canto de pagina o bamba que vai dar a solucao.
Na idade da sabedoria, a gente se guia por sintomas gerais.
Por instinto.
Por sinais aparentemente sem importancia.
Vivemos no mundo do pormenor e da tecnologia, mas os idosos sao como aqueles velhos medicos de familia, que descobriam as enfermidades no ouvido e sem tantos exames.
Este viajor de muitas milhas andou demais de aviao em sua vida.
Ja me sentia um comandante,tantas foram as viagens por este Brasil e o Exterior, principalmente nos 16 anos de vida parlamentar, Presidente Nacional de Partido, convidado para palestras e eventos internacionais.
Jamais passei momentos dramaticos, exceto duas arremetidas, uma delas apavorante, com centimetros para os pneus tocarem no chao: alias, aqui no Aeroporto Santos Dumont, em noite de temporal.
Mas chega de xaveco, e vamos ao assunto.
Ja repararam que, apesar de combalida, quase falida e perseguida por todos os lados,sobrevivendo milagrosamente, em momento algum se falou ou fala em falhas nos aparelhos da Varig?
Por que sera que as duas companhias mais recentes, que enriqueceram em pouco tempo, volta e meia apresentam problemas?
E so observar. Ja houve voo da TAM em que ate a porta do meio da aeronave se abriu e creio que um ou dois passageiros foram ejetados do aviao ate se espatifarem no chao, um deles atado a poltrona.
Ate hoje nao se apuraram as responsabilidades.
E a Vasp? Passou anos falindo.
Definhando, definhando, perdendo aparelhos em decisoes judiciais para pagar dividas.
Morreu. Pois nem nas horas de maior agonia dessa empresa, houve qualquer incidente grave de seguranca com seus aparelhos.
O mesmo se pode dizer da Transbrasil.
Ja anemica, a manutencao jamais deixou em perigo a vida dos viajantes.Daí minha duvida: na tentativa de consertar os erros seguidos, esses dados gerais e sintomaticos nao devem ser postos de lado ou ignorados.
E agora que a aviacao e um oligopolio da GOL e da TAM, a seguranca de voo entrou em crise. Claro que ha outros fatores inegaveis.
Mas que essa coincidencia deve ser considerada, disso nao duvidem meus inteligentes leitores e leitoras.
Tem caroco debaixo desse angu.
Artur da Tavola
Repasse por email de uma amiga
Fazer tchbum
Postar um comentário