Fabio, 27 anos, filho mais velho de Henrique Stephanini Di Sacco, um dos pilotos que comandavam o voo 3054, recorreu ao papel e a caneta para expressar sua indignacao. Piloto da TAM desde 2005, Fabio estava rodeado por colegas de trabalho quando assistiu, na ultima quarta-feira (1), a sessao da CPI do Apagao Aereo. Enquanto deputados liam os dialogos da tripulacao segundos antes da colisao do Airbus 320, Fabio e os pilotos que estavam a sua volta reagiram indignados as interpretacoes distorcidas dos parlamentares.
Vi a sessao da CPI ao lado de colegas de profissao, gente que realmente entende de aviacao. E todos ficaram pasmos, afirma.
Estamos envergonhados pela conduta dos dirigentes brasileiros. Nao sao tecnicos falando, sao pessoas leigas que nao sabem o que dizem sobre isso, diz Paulo, 24 anos, filho mais novo do comandante Di Sacco.
A indignacao resultou na carta publicada a seguir, enviada com exclusividade a reportagem de Epoca.
Por que revelar o conteudo da caixa preta que mostra a transcricao de vozes?
E ainda mais, por que ser analisado por pessoas que nao entendem nada do assunto?
Foi ridicula a cena daquelas pessoas na CPI da crise aerea.
Primeiro porque nao sabiam nem traduzir adequadamente as transcricoes.
Em segundo, muitos erros foram cometidos ao tentar explicar dados tecnicos.
Em terceiro, em que isso vai mudar.
Sera que nao compete a tecnicos especializados fazer a investigacao.
Me causa muita duvida saber que uma autoridade permita que tais dados sejam revelados antes mesmo de haver uma conclusao tecnica sobre a causa do acidente.
Ja que todos se perguntam qual a causa do acidente, por que nao perguntar por que tantas pessoas morreram.
A principio a resposta parece obvia, um aviao lotado, cheio de combustivel, bate de frente com um predio.
Mas a resposta que eu encontro e: houve falta de planejamento e ninguem deu atencao para um fato tao relevante.
A area de seguranca da pista de Congonhas (area de escape) segue o padrao internacional. Precisou um acidente dessas proporcoes para so agora pensarem em aumentar a seguranca do aeroporto.
O orgao que fiscaliza a seguranca nao pode prever antes a possibilidade de que um acidente dessas proporcoes poderia acontecer?
Sera tao dificil imaginar que qualquer falha mais grave durante o pouso pode resultar num acidente como o do voo 3054, em se tratando de Congonhas?
Agora, seguindo a falta de planejamento, tardiamente correm atras do prejuizo.
Expresso aeroporto, transferencia de voos para outros aeroportos, area de escape, isso tudo que se tem ouvido falar nao poderia ter sido pensado antes?
Faltou planejamento? Se faltou, entao de quem e a culpa por tantas mortes?
Se nao faltou, entao faltou o que? Se todos estao ocupados fazendo o servico dos investigadores, quem esta pensando no planejamento do que deve ser feito daqui para frente para que outras tragedias como a do voo 3054 nao volte a se repetir?
GloboLog-Voo 3054
A familia ainda aguenta disparates.
Fazer tchbum
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