setembro 02, 2007

Topografia de um desnudo

O post anterior, a atitude do prefeito de Paris com os mendigos, me levou ao passado, era menina...
Lembro-me perfeitamente, papai comentar la em casa que o governo do RJ, iria prender os mendigos que perambulavam pelas ruas do centro da cidade, porque a rainha da Inglaterra e comitiva iriam visita-los.
Papai estava bem descontente com esta atitude, comentou algo, nao me lembro, sai e fui brincar com meus primos.
Curiosa, hoje, rodei a internet em busca de algo relevante sobre o assunto.
Achei muita coisa e estou ate surpresa, muito mais que papai e demais sabiam na epoca.
Cada governo e ruim e omisso a sua maneira, nao importando partido, credo, cor e estudo.
E deste assunto, surgiu o filme Topografia de um desnudo.

Image Hosted by ImageShack.us
O projeto Topografia de um Desnudo, resgata um acontecimento importante da historia brasileira, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro na decada de 60: a operacao mata-mendigos.

Durante meses, corpos de mendigos foram encontrados nos rios Guandu e da Guarda. O estado dos corpos com sinais de tortura que demonstravam requintes de crueldade, chamou a atencao da imprensa, criando uma delicada situacao politica para o entao Governador Carlos Lacerda.

Funcionários do orgao do governo criado para tratar a questao dos moradores de rua, o Servico de Represao a Mendicancia, foram indiciados, juntamente com policiais.

O jornal Ultima Hora, do inimigo declarado de Carlos Lacerda, Samuel Weiner, encabecou uma campanha para incriminar o Governo.

O fato teve graves repercussoes, mas foi apagado da historia do pais, e hoje, a maioria da populacao desconhece o episodio, que e apontado por alguns pesquisadores como a ante sala do Golpe de 64, onde os mendigos serviriam de cobaia para tecnicas de tortura importadas , que seriam posteriormente empregadas em presos politicos.


Sinopse

Rio de Janeiro, 1963. Numa madrugada fria, o corpo de um homem e encontrado na margem do rio que corta um deposito de lixo.

Rapidamente, o corpo e cercado por curiosos, a maioria moradores da favela que sobrevivem dos restos do lixao. Entre os curiosos, se aproxima uma jornalista, Abel, que investiga as mortes estranhas de mendigos, que aparecem encalhados as margens de rios da cidade.

O corpo do homem esta desarticulado, as maos amarradas, os olhos abertos, cobertos de terra. De sua boca saem bolhas de ar e barro. Abel olha sem medo, apenas com curiosidade. Aproxima seu rosto do rosto do homem e tira uma foto.

Em Topografia de um Desnudo, a acao se desenvolve em dois espacos paralelos - o deposito de lixo, onde moram os mendigos cujos corpos aparecem mortos nos rios da cidade, e o eixo Governo/imprensa, onde a operação mata mendigos e deflagrada e tornada publica.

O filme acompanha a trajetoria do mendigo Russo, que percorre os caminhos nos quais passou os ultimos anos de sua vida: o lixo, a favela, os becos e da jornalista Abel, que apesar dos riscos, da continuidade as investigações e vai juntando as pecas do quebra-cabeça que ligam a morte dos mendigos ao DERMEN (Departamento de Repressao a Mendicancia), ligado ao gabinete do Governador.

O elenco do filme e formado por Lima Duarte, Kito Junqueira, Ney Latorraca, Gracindo Junior, alem de 200 figurantes da cidade de Paulinia.


Leia mais

TAO Producoes

Saiba mais
Paulinia Magia do Cinema


O filme foi lancando em Agosto/2007
UOL-Cinema

Fazer tchbum

Postar um comentário