
O drama da fome, 50 anos depois
Veja o video no lado esquerdo Aqui
Em 1958, com Josué de Castro, Rodolfo Nanni (83 anos) realizou o documentário; O Drama das Secas.
Meio século depois, o diretor volta ao Nordeste, percorrendo o mesmo roteiro do filme anterior, retratando, sobretudo, a vida dos pequenos agricultores que lutam pela sobrevivência de suas famílias.Em 29 de agosto, lança "O Retorno",(documentario) refilmagem que mostra as poucas mudanças da região.
A seca nao e na verdade o principal problema do sertao, seu efeito podera ser amenizado se encarado essencialmente em seu aspecto humano, visando fixr o homem em sua terra.
A questao da seca acabaou por se transformar no problema multiplico que inclui a falta de trabalho, moradia, educacao e saude ocasionada,s, pela omissao governamental, por comodismo, preconceito e a corrupcao.
As alarmantes constatacoes sobre o grave problema de clima no mundo, preveem nos proximos 50 anos, a savanizacao de parte da amazonia e secas mais rigorosas no semi arido, podendo, transforma-lo em deserto.
Isto podera causar um novo exodo de proporcoes incalculaveis.
A maior preocupacao converge para as criancas que chegam a vida hoje, nao me atrevo, a pensar nas que virao e virao muitas.
O Estadao
Outros trabalhos de Rodolfo Nanni (Clique abaixo)
Diretor
O Retorno (2008) (Longa-metragem)
Os Vencedores (1971) (Curta-metragem)
O Drama das Secas (1959) (Curta-metragem)
Roteirista
Efigênia Dá Tudo Que Tem (1975) (Longa-metragem)
Os Vencedores (1971) (Curta-metragem
Ator
Cordélia, Cordélia (1971)
Produtor
Cordélia, Cordélia (1971)
Fazer tchbum
Postar um comentário