julho 30, 2008

Transplantes de figado


Médicos do Hospital do Fundão são suspeitos de desvio de órgãos para transplantes

O ex-coordenador do RioTransplante e médico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Joaquim Ribeiro Filho, foi preso na manhã desta quarta-feira (30), em sua casa, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.

Preso durante a operação Fura Fila, desencadeada pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal, com apoio de técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria estadual de Saúde, ele é acusado de chefiar uma equipe de médicos que fraudava a fila única de transplantes de fígado.

"Ele foi preso pelo conjunto probatório. De acordo com o interesse da equipe médica, ele fazia com que pacientes que estavam mal colocados furassem a fila de espera e recebessem o fígado no lugar de pacientes que estavam no primeiro lugar da fila", explicou o superitendente da PF no Rio, Valdinho Jacinto Caetano.

Ribeiro Filho chefiava a equipe de médicos da UFRJ e de uma clínica da Zona Sul que faz transplante de fígado.

De acordo com o superintendente, nas investigações iniciadas em 2003, foram consumados pelo menos dois transplantes nos quais os pacientes beneficiados não seriam os primeiros da fila.

Num deles, a equipe recebeu pagamento de R$ 250 mil para fraudar a fila.

Num terceiro caso, o transplante foi tentado, mas por falta de condições do receptor, a cirurgia não pôde ser realizada.

Saiba mais do caso

Portal da Globo

Me Deus, em quem confiar!!

Fazer tchbum

Postar um comentário