maio 13, 2009

Documentario - Paulo Vanzolini

UM HOMEM DE MORAL é o título do documentário dirigido por Ricardo Dias, com estreia nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro e Santos, no dia 5 de junho.
Dez anos depois de filmar o rio Amazonas com o cientista Paulo Vanzolini, no filme ‘No Rio das Amazonas’, o documentarista Ricardo Dias volta a viajar com Vanzolini, agora pela sua cidade, São Paulo, e por sua obra musical.
O filme tem a participação de grandes nomes da nossa música como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Márcia, Inezita Barroso, Paulinho Nogueira, Miúcha, Virgínia Rosa, Ana Bernardo, O Bando de Macambira, Chico Aguiar, Edu Maia, João Macacão, Maria Marta e Adoniran Barbosa.
Junto com Adoniran Barbosa, a obra de Paulo Vanzolini é reconhecida como o que há de melhor no samba de São Paulo.
Muitas de suas músicas são verdadeiros clássicos da nossa música popular: Ronda, Volta por Cima, Praça Clóvis, Cuitelinho, Capoeira de Arnaldo, Boca da Noite, e por aí vai.
O filme apresenta esses clássicos e outras tantas músicas que valem a pena lembrar. As letras de Vanzolini chamam a atenção pela ausência de um personagem muito comum nos sambas: o malandro.
Além do reconhecimento do público, Vanzolini é tremendamente respeitado pelos músicos. Todos admiram como uma pessoa que não sabe nada de música, que não sabe distinguir um tom maior de um tom menor, consegue fazer músicas tão boas.
Ficha Técnica
Roteiro e Direção: Ricardo Dias
Direção de Fotografia: Carlos Ebert
Montagem: Marcello Bloisi
Direção Musical: Italo Perón
Produzido por Zita Carvalhosa
Produção: 24 VPS Filmes, SUPERFILMES e RCSD Produções84 min, 35mm, Dolby Digital
Período de produção: de 2002 a 2008
Escrito por Mariana Valadares
Poucas e boas da Mari
Ja postei, sobre Paulo Vanzolini, Aqui
Sou fanzoca dele.

Fazer tchbum

Postar um comentário