maio 18, 2009

Extorsão por telefone e falso sequestro



Bem pessoal, o motivo deste post e um desabafo tambem.

Estou aqui, bem abalada, acabei de conversar com minha filha Fernanda no msn.

Ela, foi vitima, hoje pela manha do trote telefonico: "sequestramos seu filho".
Antes de descrever os minutos interminaveis de terror e amargura sofridos por ela, a situacao foi agravada, pois Fernanda, mudou-se, quarta feira passada de Pocos de Caldas-MG para Sao Paulo-capital, foi morar com o irmao, deixando o meu neto Guilherme, com o avo em Pocos de Caldas, entao, Fernanda, estava saudosa e acostumando a nova realidade, longe do filho.

As 9 da manha o celular dela toca, (o celular, foi trocado, ha poucos dias, pois o outro era , prefixo de Pocos), ligacao a cobrar, ela estranhou, mas atendeu, achando ser o irmao, em alguma emergencia, precisando de algo. Nao era.

Estamos com seu filho, escute bem, e um sequestro.

E colocaram um menino para falar: mae, eles me pegaram ...

Olha, a Fernanda, surtou, enlouqueceu, uma tia, estava la com ela, dizia e trote, mas ela nao ouvia.

Entao, ela pediu ao "sequestradores" para ligarem no telefone de casa e deu o numero, e os abusados ligaram, foi ate bom, fica mais facil de rastrear.

Mesmo, chorando, escabelando, ela e a tia, ligaram para o pai em Pocos de Caldas e este, disse que Guilherme estava bem, que era trote.

Fernanda, nao ouvia o que o pai dizia, estava fora de si, chorando convulsivamente, ate que entendeu e desligou o telefone, onde, falava com os troteiros.

Esta arrasada, abalada com a descarga de adrenalina que teve pela manha, disse-me que nunca viveu um sentimento tao desesperador como o de hoje, mas gracas a Deus, foi um trote.
Ela e Guilherme, conversaram varias vezes, durante o dia e tudo voltara ao normal, agora com certa vigilancia ao atender um telefone.


Tudo e uma licao, e fui pesquisar sobre o acorrido.

E fiquei sabendo que muitas pessoas ja foram vitimas, algumas pessoas mais velhas ate morreram do susto.

Dicas de segurança para o cidadão
Extorsão por telefone e falso sequestro


Como é a ação?
Por telefone, os criminosos induzem a vítima à fornecer dados pessoais como endereço, senhas, número do CPF, etc.
Ao receber a ligação, a vítima é informada de que um parente foi sequestrado.
Os bandidos também podem se passar pelo familiar em questão, chorando e pedindo socorro.
Os criminosos pedem uma quantia para a entrega do sequestrado e marcam um local para a entrega do dinheiro.
Nesse golpe, procura-se manter pelo maior tempo possível a vítima na linha para que ela não consiga fazer outra ligações, seja para comunicar à polícia ou para tentar falar com o parente.
Como se prevenir
- Orientar familiares e empregados a entrar em contato com a Polícia Civil quando quando receberem contato telefônico que implique “suspeita de levantamento” de informações de caráter pessoal;
- Não informar a ausência ou o paradeiro de ninguém pelo telefone;
- Solicitar a qualquer pessoa que ligue, que se identifique e deixe o número do telefone de onde está falando para que se faça contato posteriormente;
- Não aja impulsivamente nem sob emoção, mas sim com a razão;
- Ao receber um telefonema comunicando que um familiar ou amigo está doente ou sofreu um acidente, peça todas as informações possíveis sobre o caso, sobre quem está falando e solicite um telefone da unidade hospitalar para confirmação. Servidores públicos nunca ligam a cobrar de telefones celulares;
- Quando receber uma ligação comunicando que algum familiar ou amigo foi “sequestrado”, insista para falar diretamente com ele. Tente localizar a vítima utilizando todos os recursos possíveis, acionando amigos, parentes e familiares, sem fazer comentários de um possível sequestro;
- No caso de uma ligação em que o interlocutor perguntar, “QUEM ESTÁ FALANDO?” ou “DE ONDE ESTÃO FALANDO?”, não forneça nenhuma dessas informações. Responda fazendo outra pergunta: “COM QUEM DESEJA FALAR?” ou, “QUE NÚMERO DISCOU?”.
- Quando receber ligação pedindo confirmação do endereço para a entrega de presentes, brindes ou flores, procure saber de onde fala e qual é o nome do estabelecimento, dizendo que ligará em seguida dando a informação solicitada;
- Havendo dúvidas , trate a ligação como se fosse realmente um caso de seqüestro e tome as providências exigidas.


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