dezembro 11, 2006

A Feira de Caruaru é tombada pelo Iphan




O Elevador Lacerda, em Salvador, e o edifício da Bolsa Oficial do Café de Santos tiveram suas construções tombadas como patrimônio histórico nacional.
A Feira de Caruaru, na cidade pernambucana de mesmo nome, foi registrada como patrimônio cultural imaterial.
O reconhecimento nacional foi feito nesta quinta-feira, 7, pelo Conselho Consultivo do Iphan em assembléia realizada em Santos.
Saiba o que e Iphan.

Instituto do Patrimonio Historico e Artistico Nacional

Além de serem tombadas como patrimônio histórico nacional, o prédio da Bolsa de Café de Santos e o Elevador Lacerda de Salvador foram registrados no Livro de Belas Artes e no Livro Histórico do Iphan, enquanto a Feira de Caruaru foi registrada no Livro de Lugares.
Agora, a aprovação do Conselho aguarda a homologação do Ministro da Cultura e a publicação no Diário Oficial da União, que deve ocorrer no máximo em 30 dias.

A Feira de Caruaru

Durante um ano e meio, os pesquisadores do Iphan percorreram a feira de Caruaru para fazer um levantamento completo de características que poderiam conceder o título à feira.
A feira de Caruaru concentra a riqueza cultural da região Nordeste como um todo, diz a pesquisadora Maria das Graças Vilas. No maior centro de comércio popular do interior do Nordeste, existem 30 mil feirantes e várias feiras estão reunidas num só lugar: artesanato, roupas, frutas, verduras, entre outros produtos são comercializados no local.
O faturamento chega a R$ 40 milhões por semana.

Os bonecos que nascem do barro são a principal representação da feira de Caruaru, pois neles estão representados personagens do povo e as cenas da vida nordestina.

Caruaru, a Princesa do Agreste, respira cultura e alegria o ano inteiro

Já diziam os índios, os primeiros habitantes do local: Caruaru é uma terra de abundância. Característica percebida desde a época do Brasil colônia, quando os portugueses exploravam as suas florestas de Pau-Brasil, até aos dias de hoje, com as suas festas, feiras e artistas.
A cidade também é conhecida por ser a Capital do Forró e pela alegria contagiante do seu povo. Visitá-la é viver momentos divertidos e descontraídos.

Também conhecida como Princesa do Agreste, a cidade possui o maior centro de arte figurativa das Américas, sendo um verdadeiro berço de artistas é palco da mais famosa feira popular do Brasil a Feira de Caruaru.

A cidade é um importante centro cultural do Estado, que gerou filhos ilustres como Austregésilo de Athayde, José Condé, Álvaro Lins, Luís Vieira e o Mestre Vitalino.

Caruaru é também Famosa por abrigar umas das maiores festas de São João, no período junino, centenas de barraquinhas cercam as principais praças, vendendo artefatos de São João e comidas típicas da região.

Fonte: Gestour - guiaonde.uol



.: O que visitar :.


ai ai ai

Fazer tchbum

Postar um comentário