fevereiro 22, 2007

The Bridge


Filme mostra suicidas saltando da Golden Gate
A Golden Gate e considerada uma 'meca' do suicidio nos EUA


Estreou na ultima sexta-feira, na Gra-Bretanha, o filme The Bridge, um documentario americano sobre os suicidas que escolhem a famosa ponte suspensa Golden Gate, em San Francisco, para se matar.
O diretor Eric Steel registrou os ultimos passos de seis pessoas que se jogaram da ponte, conhecida nos Estados Unidos como a meca dos suicidas, e cairam de uma altura de quase 70 metros.

Em uma dessas cenas, em plena luz do dia, um homem de cabelo comprido, oculos escuros, vestido em uma jaqueta preta de couro, sobe na mureta de pouco mais de um metro de altura que separa os pedestres na passarela da queda.

Em seguida, de costas para a ilha de Alcatraz e a cidade de San Francisco, ele da um passo atras. Quatro segundos depois, o homem esta morto nas águas da baia.

"Queria fazer um filme sobre o espirito humano em crise", afirmou Steel.
"O objetivo e começar um dialogo mais aberto sobre doencas mentais, e para isso, e preciso que as pessoas vejam cenas como essa."

Para isso, Steel passou praticamente o ano inteiro de 2004 filmando com uma equipe na Golden Gate. Ele filmou quase todos os mais de 20 suicidios registrados naquele ano, além de varias tentativas fracassadas.

No entanto, antes de começar qualquer filmagem, o ex-executivo da Disney criou uma serie de regras seguidas a risca
sempre que qualquer pessoa apresentava um comportamento suspeito.

"Toda vez que alguem punha um pe sobre a mureta, a primeira coisa que faziamos era ligar para a patrulha da ponte", disse o diretor a BBC.

"Nao poderiamos dormir tranqüilos se tivessemos feito qualquer outra coisa."
De acordo com Steel, seis suicidios foram evitados graças a intervencao dele e da equipe que o acompanhava.

"Nao quero apresentar justificativas, mas nao sei de nenhum outro diretor que possa dizer que salvou nem mesmo uma unica vida em um ano."

Em outras palavras, o americano faz questao de destacar que, antes de agir como cineasta, agiu como ser humano.

A maior parte do filme, no entanto, consiste de entrevistas com amigos e parentes dos mortos tentando compreender a tragedia.

Ha tambem uma entrevista com Kevin Hines, um dos poucos suicidas que sobreviveram aqueda.

De acordo com o cineasta, todos os envolvidos autorizaram a participacao no filme e se disseram "incrivelmente orgulhosos" de fazerem parte da fita.

No entanto, muitos acusam o diretor de sensacionalismo. Outros dizem que ele pode levar alguns espectadores a imitarem o que viram na tela.

Para Steel, entretanto, o filme pode ajudar a evitar novas mortes.

"A solucao nao e nao mostrar o filme, mas sim exibi-lo, promover debate e tentar chegar a solucoes locais e solucoes mais amplas para um problema global."



BBC-Brasil


The Bridge - Trailler

ui ui ui

Fazer tchbum

Postar um comentário