fevereiro 26, 2007

Coluna do Chef Henrique Benedetti

Peixes
Da merluza ao linguado, assados ou em espetinhos, o peixe, alem de ser uma das mais saudáveis fontes de proteinas, e um ingrediente basico da cozinha rapida.

Sucesso nas receitas!

Bolinhos de atum com molho de pepino e iogurte
(Para 4 pessoas)
1 pepino medio
1 ¼ colheres de cha de sal
2 latas de atum (200g cada) escorrido e desfiado
½ xicara de farinha de rosca ou farelos de pao
½ xicara de cebolinhas bem picadinhas
1 ovo grande
2 colheres de sopa de maionese
¼ de colher de cha de pimenta do reino moida
½ xicara de iogurte natural
1 colher de endro fresco picado ( ou 1 colher de cha se for do seco)
sal e pimenta do reino moida a gosto
1 colher de sopa de oleo vegetal
raminhos de endro (opcional)

Descasque o pepino, divida-o ao meio no sentido longitudinal, retire as sementes e rale-o grosso. Ponha o pepino ralado em uma peneira com sal, serca de 15 min para escorrer.

Em uma tigela grande , misture o atum, a farinha de rosca, as cebolinhas, o ovo, a maionese, a pimenta e ¼ de colher de cha de sal; com essa mistura , faça 4 bolinhos de 1 cm de espessura.
Lave o pepino ralado em agua fria, escorra e esprema para retirar o excesso de agua. Numa vasilha pequena, misture o pepino com o iogurte, o endro, e tempere com sal e pimenta do reino. Tampe e ponha na geladeira ate a hora de servir.


Numa frigideira, aqueça o oleo em fogo medio. Frite os bolinhos cerca de 2 min de cada lado ate ficarem dourados por igual.
Arrume os bolinhos em pratos individuais e enfeite com raminhos de endro fresco, se quiser. Sirva em seguida com o molho de pepinos.


Endro

O endro (Anethum graveolens) e uma erva aromatica tambem conhecido por aneto. E muito usado na cozinha sueca para aromatizar salmao e batatas novas. E bem parecido do funcho mas o sabor e muito diferente.
henrique_benedetti@hotmail.com

Fazer tchbum

Postar um comentário