fevereiro 27, 2007

Suposta tumba de Jesus


Simcha Jacobovici -----------------------------------James Cameron

Diretor apresenta documentario sobre
suposta tumba de Jesus

Em Jerusalem, Simcha Jacobovici, diretor do documentário sobre a descoberta da urna funeraria que supostamente contem os restos de Jesus, afirmou hoje a imprensa israelense que pesquisou o assunto durante cinco anos.
O documentario sera resultado de uma parceria entre o diretor de "Titanic" e "O Exterminador do Futuro", James Cameron, e o israelense Jacobovici.

A urna de 2.000 anos que supostamente teria ossos de Maria Madalena.
"Foram cinco anos nos quais dormia com Jesus, acordava com Jesus, comia com Jesus e bebia Jesus. Nao havia momento em que nao pensasse neste assunto", disse o diretor, tambam autor do roteiro e produtor do filme que hoje foi apresentado em entrevista coletiva, e que desperta o interesse da imprensa mundial.
O filme ficou guardado em cofres durante os anos de pesquisa e a filmagem foi realizada em segredo, segundo informou o jornal "Yedioth Ahronoth".
O diretor diz que encontrou, em uma caverna de Jerusalem, varias urnas funerarias com inscricoes hebraicas que, na sua opinao, comprovam que se trata dos restos de Jesus, da Virgem Maria, de Madalena, e de um suposto filho do Cristo, chamado Iehuda.

Simcha Jacobovici fala sobre pesquisas para seu documentario. O conhecido arqueologo israelense Dov Ben Meir, que escavou durante anos as ruinas da velha Jerusalem, rejeitou hoje as afirmacoes de Jacobovici, e disse que elas "nao passam de tolice".
A historia por tras do filme remete a 1980, quando uma escavadeira aplanava um terreno para construir casas no bairro de Talpiot, em Jerusalem Oriental, onde foi encontrada a caverna com as urnas funerarias, afirmou o documentarista.

Cineasta James Cameron divulga seu documentario em conferenciaSegundo o israelense Jacobovici, o arqueologo e catedratico Amos Kluner teria confirmado que se trata de um antigo panteao hebraico "de uma familia pertencente a classe media alta".
Em seis das 10 urnas funerarias achadas no local, diz, estavam gravados os nomes: "Jesus filho de Jose", "Maria", "Mariamne" (apontado como o nome verdadeiro de Madalena), Jose, e Matia Iehuda, que seria filho de Jesus, segundo alguns historiadores.
"Eu nao sei que reacoes as revelacoes do filme produzirao no mundo", disse Jacobovici.
"Nunca estive em uma situacao assim, mas uma vez que isto transcenda, nao estara mais nas minhas maos", acrescentou.



Folha Online

Este documentario ira causar polemica, como o filme "A ultima tentacao de Cristo" de Martin Scorcese .
O filme chocou setores conservadores da Igreja e da sociedade, por tratar a figura de Cristo de uma perspectiva humana, reconstruindo a trajetoria de Jesus a partir da hipotese dele ter optado por uma vida comum, sem assumir o onus da salvacao da humanidade
.

ui ui ui

Fazer tchbum

Postar um comentário