fevereiro 18, 2007

Nao de bola fora falando em Recife

Dicionario do "fera" o Carnaval em Recife sem dar bola fora


Gilmar, Biscoito e Tiago trabalham juntos na feira do Mercado de Sao Jose, em Recife.


No Carnaval de Recife e imprescindivel o espirito de incorporacao as massas - ninguem paga para acompanhar a folia dos blocos, ao som de muito frevo, maracatu, caboclinhos, manguebeat, entre outros ritmos.
So que para entender de fato a maneira alegre e louca de pular os festejos de Momo dos pernambucanos, faz-se necessario, alem da animacao, uma segunda premissa: compreender as expressoes populares locais, povoam o vocabulario pernambucano e trazem indagacoes e perplexidade aos turistas mais desavisados.

Em entrevista para o UOL Carnaval, os feirantes Tiago e Gilmar da Silva e o vendedor ambulante Joao Carlos Vicente, ensinam seus significados, num "Dicionario Basico do Fera", para que ninguem faca feio na hora da interacao com os habitantes locais.
Segundo Tiago e Gilmar, o "fera" e "um cara inteligente, intelectual. Durante o Carnaval, tambem beija muito na boca e so faz namorar".
Para Joao Vicente, a expressao quer dizer "gente boa e, ao mesmo tempo, bom nos estudos".
"Tampa de Crush"
antigo refrigerante com gosto de laranjada, significa "o cara que so quer ser o melhor de todos, o garanhao", diz Tiago.
Os feirantes do mercado de Sao Jose, no centro do Recife, ensinam que "um Cafucu"(com cedilha) pode ser quem presta atencao no serviço, leia-se: quem e bom de cama. Tambem e um cara safado.

Entre os gays, e homem".
Ja o vendedor da cidade Alta de Olinda, completa dizendo que "e boy que pega bicha, "homossexual".

No domingo de Carnaval as 9h, o divertido "Bloco I Love Cafucu" (com cedilha) sai em Olinda, do Alto da Se, ao som de brega, com um publico alternativo.
Por uma razao menos engracada, Tiago explica outra giria que significa sentir medo: "torar o aco". "Ja mataram gente na minha frente, no bairro de Prazeres, em Jaboatao dos Guararapes (regiao metropolitana do Recife). Torei o aco nessa hora", diz.
O termo designa passar por situacoes de perigo, o que pode acontecer se o turista, por exemplo, acompanhar o bloco "Homem da Meia Noite", em Olinda, na madrugada do Sabado para o Domingo, onde nao sao raras as cenas de violencia.
Os rapazes tambem dao dicas de "seguranca". Se o dinheiro acabar no meio da festa, saiba que voce esta "liso" sem grana. No desespero, muitos acabam apelando para substancias proibidas como o "lolo" (mistura de eter e cloroformio), vendidos pelas "almas sebosas", que, segundo os feirantes, sao "pessoas com maldade na mente".
Se vocE passar por tudo isso, e continuar inteiro, e um "Cavalo do Cao", aquele que ultrapassa todos os obstaculos e ninguem segura na hora da diversao.
Saiba mais aqui

Nesta Segunda, nao teremos a coluna do Chef Henrique Benedetti, ele esta na praia divertindo, (embora tenha deixado a coluna pronta conosco) o Hippos estara mais centralizado com o carnaval popular e do povo.
Os folioes precisarao de um caldo de camarao e peixe para recomporem as energias e um chazinho de boldo he he!
Este post e de Sandra que esta descansando na praia com os familiares, mas tambem deixou o texto comigo para ser postado.
Hoje dia 19, e aniversario da Carla Campos

Hip hip hurrraaaaa!!!
C
arla, parabens tudo de bom para vc!
Amor, saude e paz que nosso Brasil precisa tanto.

Beijos
Luci e Sandra


ai ai ai

Fazer tchbum

Postar um comentário