março 29, 2007

Escorpiao azul e o cancer


Veneno de escorpiao contra o cancer

O produto terminado esta inscrito com o nome de Escoazul no Escritorio Cubano de Propriedade Industrial,em Havana, mas ainda resta definir sua futura comercializacao.
O veneno diluido do escorpiao azul e usado em Cuba no combate ao cancer ha mais de dez anos, embora a comunidade cientifica seja cautelosa diante da formula, que ainda esta sendo pesquisada.
Na porta dos laboratorios farmaceuticos Labiofam, nos arredores de Havana, sao comuns filas de pessoas em busca do produto, entregue gratuitamente apos uma avaliacao de cada caso.
Ali tambem chegam pacientes estrangeiros, atraidos pelas historias que circulam sobre o veneno. Estou ha um ano tomando 15 mililitros meia hora antes de cada refeicao para permitir que seja absorvido pelo estomago. Em minha ultima visita ao medico, o tumor do pulmao havia desaparecido, disse Eva Gutierrez, uma venezuelana de 42 anos.

Como a historia de Gutierrez ha outras. Em Jaguey Grande, a 200 quilometros de Havana, uma menina de 14 anos estava a ponto de morrer, vitima de cancer. Dez anos mais tarde, agora e uma mulher de vida normal, embora nunca deixe de tomar o veneno.

Mais de tres mil pessoas participaram dos estudos na provincia de Guantanamo, 970 quilometros a leste de Havana, e outras tantas podem ter recebido o veneno nos laboratorios Labiofam.
Misael Bordier, pesquisador da Faculdade de Ciencias Medicas de Guantanamo e chefe da equipe criadora do Escoazul, reconhece que os resultados sao satisfatorios. Embora seja alta a porcentagem de recuperacao dos doentes tratados com a toxina,eé cedo para ter-se expectativas em torno de um medicamento em fase de testes, afirmou Bordier, que durante sete anos testou o preparado em ratos albinos.
O Escoazul e preparado a partir do veneno do escorpiao azul, um aracnideo so encontrado nas ilhas do Caribe.
Em Cuba, ha 32 especies de escorpioes, 29 delas endemicas, das 1600 conhecidas no mundo. Fontes proximas as pesquisas disseram ao Terramerica que o Escoazul inibe a protease, uma enzima que cerca, como uma membrana, todo tipo de cancer.
Sabe-se que a protease funciona como uma especie de habitat onde o tumor se reproduz e se espalha celula por celula. Impedindo a formacao desta membrana, freia-se a expansao do tumor, que comeca a secar, disse Eva Gutierrez.
Essa foi a informacao que a venezuelana Gutierrez recebeu quando, ha um ano desistiu de iniciar um tratamento de quimioterapia e viajou a Cuba para ouvir outras opinioes sobre a evolucao do cancer em seu pulmao direito.
Em março de 2000, teve extraidas a tireoide e dez ganglios.
No Hospital Oncologico de Havana confirmou seu diagnostico, mas tambem soube do veneno de escorpiao atraves de uma paciente com leucemia.
A evolucao de Gutierrez desde que começou a tomar o veneno causa espanto nos medicos, disse a cubana Milagros Rodriguez.
Os especialistas, nao reconhecem suas virtudes, mas dizem para nao deixar de toma-lo, afirmou.

Por Dalia Acosta*

Saiba bem mais


Aqui

No site oficial, vc ficara admirado, nao deixe de ver.

Escozul-Site Oficial
Bem, pessoal, em minhas andancas pela net, achei esta reportagem, de repente e uma tentativa.


ui ui ui

Fazer tchbum

Postar um comentário