março 15, 2007

Pianista Soares Brandao

A terceira edição do prêmio Qwartz (Qwartz Prix des Musiques Nouvelles), que presta uma homenagem a músicos e grupos que contribuem para a renovação musical, receberá, entre os nomeados, o pianista brasileiro Otavio Henrique Soares Brandão, 57.
Soares Brandão, pianista e compositor, foi indicado por sua leitura, sob a orientação de Pierre Schaeffer, do "Tratado de Objetos Musicais" (Traité des Objets Musicaux), fornecendo uma base ao trabalho de criação, interpretação e técnica instrumental ao piano.

Soares Brandão, pianista e compositor, foi indicado por sua leitura de Pierre Schaeffer"O Ministério da Cultura forneceu as passagens e devo embarcar neste sábado para a França", disse Brandão em entrevista à Folha Online.

"É muito difícil viver de música no Brasil, espero que agora, com a indicação deste prêmio, a situação melhore."
Brandão vai concorrer ao "Qwartz Pierre Schaeffer" com Matthew Herbert, Matmos, Soares Brandao e Henri Pousseur.
A cerimônia acontecerá em Paris (França) no dia 23 (sexta-feira), no Cirque d'Hiver Bouglione, às 19h locais.
Durante o evento, com duração de cinco horas, acontecerá uma performance com nove músicos convidados, seguida pela premiação dos artistas indicados ao Qwartz.


Brandão estudou composição na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), embarcando para a França em 1977 para seguir seus estudos com Pierre Schaeffer.
Retornando ao Brasil, em 1990, Brandão dedicou-se à pedagogia experimental da música, criando a orquestra Afro Brasileira, responsável pela formação dos componentes da bateria da Escola de Samba de Mangueira(RJ) em parceria com a socióloga Íbis Ferreira Soares Brandão.
Atualmente, Brandão reside em Goiânia (GO).


Olha o Brasil ai de novo, parabens, pianista Soares Brandao, da-lhe Brasil.
Saiba mais


Folha Online

Precisa-se de doadores de sangue

(Pessoas que moram em SP)

Por favor, dirijam-se ao blog da Luma , Luz de Luma, e leiam o post "O Ademir precisa de vc".

Obrigada.

ui ui ui

Fazer tchbum

Postar um comentário