março 31, 2007

Dia da mentira


Clique na figura para visualiza-la melhor

Ha muitas explicacoes para o 1 de abril ter se transformado no Dia da Mentira.
Uma delas diz que a brincadeira surgiu na
Franca. Desde o comeco do seculo XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Marco, data que marcava a chegada da primavera.
As festas duravam uma semana e terminavam no dia
1 de abril.

Em
1564, depois da adocao do calendario gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram a mudanca e continuaram a seguir o calendario antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril.
Gozadores passaram entao a ridiculariza-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que nao existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em paises de lingua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool s Day ou Dia dos Tolos, na
Italia e na Franca ele e chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente , peixe de abril.
No Brasil, o 1 de abril começou a ser difundido em
Pernambuco, onde circulou , A Mentira, um periodico de vida efemera, lancado em 1 de abril de 1848, com a noticia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.
A Mentira, saiu pela ultima vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1 de abril do ano seguinte, dando como referencia um local inexistente.



Wikipedia
Como sera o dia da mentira para os politicos corruptos?

Dia normal ou feriado?

ui ui ui

Fazer tchbum

Postar um comentário