abril 06, 2007

Sabado de aleluia

Malhacao do Judas


Quem lembra
Em outras cidades brasileiras, tradicao vai diminuindo a cada ano.
Costume trazido pelos portugueses e espanhois para toda a America Latina, a malhacao do Judas no sabado de Aleluia aos poucos vai desaparecendo das grandes cidades, restringindo-se cada vez mais ao interior do Brasil.
Malhar o Judas e uma pratica ainda muito comum no Brasil, apesar de o costume praticamente ter sido banido das grandes cidades por falta de locais adequados e dos perigos que representa.
No interior, entretanto, a tradicao continua viva, e os bonecos de palha ou de pano, pendurados em postes de iluminacao publica e galhos de arvores, sao rasgados e queimados no sabado de Aleluia.
Tradicao popularissima na Peninsula Iberica, radicou-se em toda a America Latina desde os primeiros seculos da colonizacao europeia.
No Rio de Janeiro oitocentista, os judas - com fogo de artificio no ventre - apareciam conjugados com demonios, ardendo todos numa apoteose multicolorida que o povo aplaudia.
O Judas queimado e uma personalizacao das forcas do mal e constitui vestigio de cultos agrarios, em muitas partes do mundo.
Varios historiadores registraram o uso, quase universal, de festas de alegria no inicio e fim das colheitas, para obter melhores resultados nos trabalhos do campo.
Queima-se um manequim representando o deus da vegetacao. Pela magia simpatica, o fogo e o sol e o processo se destina a garantir as arvores e plantacoes o calor e a luz indispensaveis, submetendo a figura ao poder das chamas. O sacrificio do mau apostolo e, entao, uma convergencia de tradicoes vivas no trabalho agricola.
No Brasil, e costume antigo fazer-se o julgamento de Judas, sua condenacao e execucao. Antes do suplicio, alguem le o testamento de Judas, em versos, colocado especialmente no bolso do boneco. O testamento e uma satira das pessoas e coisas locais, com graça oportuna e humoristica para quem pode identificar as figuras alvejadas.
Judas, apostolo traidor, cognominado Iscariotes por ser oriundo de Carioth, cidade ao Sul de Juda, ja um ano antes da Paixao de Jesus tinha perdido a fe no Mestre, mas continuava a acompanha-lo por comodidade e para ir furtando do que ofereciam aos apostolos.
Obcecado pelo dinheiro, antes de se afastar de Cristo, resolveu entender-se com os sinedritas - membros do Sinedrio, conselho supremo dos judeus -. Judas assistiu ainda a ultima ceia, em que Jesus revelou a sua traicao, mas foi logo ao encontro dos inimigos de Cristo para cumprir o que tinha combinado e receber 30 dinheiros.
Consumada a traicao, arrependeu-se, quis restituir o dinheiro, mas, repelido pelos sacerdotes, enforcou-se numa corda.
Saiba muito mais
Historia e lendas de Santos-SP

Adorava ver a malhacao de Judas na rua de casa, era brincadeira so de meninos, com cabos de vassouras nas maos, meio dia, a vizinhanca toda se reunia para assisitir, divertiamos bastante.
Meu irmao, reunia a turma de meninos la em casa, e na Quinta e Sexta, o fundo do quintal era um barracao de alegorias e cada menino colaborava com doacoes para as vestes do algoz.
E no Sabado, cedinho, os meninos ja estavam la de sentinela.
Era uma alegria tao grande... nossa e daqueles meninos.
ui ui ui

Fazer tchbum

Postar um comentário