junho 12, 2007

Santo Antonio

Image Hosted by ImageShack.us
Santo Antonio: camarada e casamenteiro
Festejado no dia 13 de junho, Santo Antonio e um dos santos de maior devocao popular tanto no Brasil como em Portugal.

Fernando de Bulhoes nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195 e faleceu em Padua, na Italia, em 13 de junho de 1231.

Recebeu o nome de Antonio ao passar, em 1220, da Ordem de Santo Agostinho para a Ordem de Sao Francisco, e conhecido como Santo Antonio de Lisboa ou Santo Antonio de Padua.

Santo Antonio era admirado por seus dotes de otimo orador, pois quando pregava a palavra de Deus ela era entendida ate mesmo por estrangeiros.

E por assim dizer o santo dos milagres, como afirmou o padre Antonio Vieira em um sermao de 1663 realizado no Maranhao: Se vos adoece o filho, Santo Antonio; se vos foge um escravo, Santo Antonio; se requereis o despacho, Santo Antonio; se aguardais a sentenca, Santo Antônio; se perdeis a menor miudeza de vossa casa, Santo Antonio; talvez se quereis os bens alheios, Santo Antonio.

Sua influencia e marcante entre o povo brasileiro. Seus devotos, em geral, nao tem em casa uma imagem grande do santo e preferem levar no bolso uma pequena para se proteger.

E a ele que as mocas ansiosas pedem um noivo.

A pratica de colocar o santo de cabeca para baixo no sereno, amarrada num esteio, ou de joga-lo no fundo do poco ate que o pedido seja atendido, por exemplo, e bastante comum entre os devotos.

Dos santos juninos, somente Santo Antonio e feito de madeira, em geral, e esculpido em no de pinho.

Saiba mais
Clique na figura
Observem no texto em azul, o Santo e meio dado a certas ajudas bem tipicas do Brasil, a coisa vem de longe he he.

Fazer tchbum

Postar um comentário