junho 04, 2007

Um Planeta Limpo


Estamos participando da blogagem coletiva Um Planeta Limpo, incentivo do Blog Lino Resende .

E desnecessario mostrar a devastacao inescrupulosa do nosso planeta, mas sim propositos em nossas vidas a serem regiamente cumpridos.
Somente nos poderemos mudar o rumo de nosso futuro.

Educacao Ambiental

E uma ramo da educacao, cujo objetivo, e a disseminacao do conhecimento sobre o ambiente, afim de ajudar sua preservacao e utilizacao sustentavel de seus recursos.

A Educacao Ambiental tornou-se lei em 27 de Abril 1999 - Lei N 9.795.

A Educacao Ambiental tenta despertar me todos a consciencia de que o ser humano e parte do meio ambiente e tenta superar a visao antropocentrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo e esquecendo a importancia a natureza, da qual e parte integrante.

Os 10 mandamentos ambientais

1. Estabeleca principios ambientalistas: estabeleca compromissos, padroes ambientais que incluam metas possiveis de serem alcancadas.


2. Faca uma investigacao de recursos e processos: confira se ha desperdicio de materia-prima e ate mesmo esforco humano.

3. Estabeleca uma politica ecologica de compras: priorize a compra de produtos ambientalmente corretos. Procure por produtos que sejam mais duraveis, de melhor qualidade, reciclaveis ou que possam ser reutilizaveis.

4. Incentive seus colegas: fale com todos a sua volta sobre a importancia de agirem de forma ambientalmente correta.

5. Nao desperdice: ajude a implementar e participe da coleta seletiva de lixo.

6. Evite poluir seu meio ambiente: faca uma avaliacao criteriosa e identifique as possibilidades de diminuir o uso de produtos toxicos.

7. Evite riscos: verifique cuidadosamente todas as possibilidades de riscos de acidentes ambientais e tome a iniciativa ou participe do esforca para minimizar seus efeitos. Nao espere acontecer um problema! Antecipe-se!

8. Anote seus resultados: registre cuidadosamente suas metas ambientais e os resultados alcancados. Isso ajuda nao so que voce se mantenha estimulado como permite avaliar as vantagens das medidas ambientais adotadas.

9. Comunique-se: no caso de problemas que possam prejudicar seus vizinho e outras pessoas, tome a incitava de informar a tempo habil para possam minimizar prejuizos.

10. Arranje tempo para o trabalho voluntario: considere a possibilidade de dedicar uma parte do seu tempo, habilidade e talento para o trabalho voluntario ambiental a fim de fazer a diferenca dando uma contribuicao concreta a efetiva para melhoria da vida do planeta.

SERPRO - Servico Federal de Processamento de Dados

Image Hosted by ImageShack.us

Fazer tchbum

Postar um comentário