junho 30, 2007

Cabeca bol ou jikunahati

Image Hosted by ImageShack.us
O Jikunahati ou cabeca-bol, e um dos mais curiosos esportes. O jogo e parecido com o futebol, mas os jogadores so podem usar a cabeca para driblar e chegar ao gol.
Indios disputam cabeca-bol e esportes curiosos no MT
Arco e flecha e uma das modalidades disputadas nos jogos Arco e flecha, natacao no rio, arremesso de lanca, corrida de tora, cabo-de-força e o curioso cabeça-bol, são algumas das modalidades esportivas dos I Jogos Interculturais Indigenas de Mato Grosso, que comecaram na ultima quarta-feira.
Cerca de 400 indios de dez etnias diferentes competirao ate sabado nas modalidades, que sao as mesmas disputadas nos jogos indigenas nacionais, que acontecem a cada dois anos desde 1996.

O evento e organizado pela Ong Comite Intertribal de Memoria e Ciencia Indígena (ITC) e pela secretaria municipal de Esportes de Campo Novo do Parecis.
O evento rendeu a pequena cidade no Mato Grosso a participacao no revezamento da tocha dos jogos Pan-Americanos, que serao disputados em julho no Rio de Janeiro.
A tocha chega nesta quarta-feira a Campo Novo do Parecis, que se enfeitou para a cidade.
Segundo um dos idealizadores do evento, Carlos Terena, do Comite Intertribal, os jogos servem para integrar melhor as diferentes etnias indigenas do Estado.
O Mato Grosso tem cerca de 40 etnias indígenas diferentes, das quais dez participarao nos jogos.
Saiba mais e veja fotos de outras modalidades.

BBC-Brasil
Image Hosted by ImageShack.us

Fazer tchbum

Postar um comentário