janeiro 07, 2007

Coluna do Chef Henrique Benedetti

Petit Gateaux

O Petit Gateaux é uma sobremesa que agrada a todos por ser feito de puro chocolate .

Tradicionalmente francês foi inserido em alguns restaurantes Paulistanos por volta de 1990 e virou febre por seu sabor intensamente achocolatado , molhado e sua aparência muito apetitosa.
Para essa receita você precisará de forminhas especiais para Petit Gateaux vendidas em qualquer casa de materiais para festas ou cozinha, custa em média R$ 10,00 por pacote de 12 forminhas.
É muito fácil de fazer e o resultado final é muito recompensador.
Leia com atenção e mãos a obra!!!

Para 10 bolinhos
Barra de 250 g de chocolate meio amargo
250 g de manteiga
10 ovos
100 g de farinha e trigo
2 xícaras de açúcar
Pote de sorvete de creme
Hortelã para decoração ( opcional)

Calda de chocolate:
250 ml de creme de leite sem o soro
200 ml de leite
1 xícara cheia de açúcar ( se preferir mais doce acrescente mais açúcar)
200 g de chocolate em pó ( não serve achocolatado)
Misture todos os ingredientes em uma panela levando ao fogo baixíssimo mexendo sem parar até engrossar bem, não deixe ferver muito .
____________________

Primeiro passo é untar as forminhas com manteiga e depois farinha de trigo.

Para facilitar coloque uma quantidade maior em uma, vá mexendo a forminha para espalhar bem a farinha e passe para as demais, uma a uma. Unte bem para evitar problemas quando for retirar do forno.

Coloque a barra de chocolate com a manteiga em banho-maria até derreter ou utilize o microondas colocando por 2 minutos na potência alta (100%). Depois mexa para ficar uniforme.

Separe apenas 05 ovos para utilizar somente as gemas.

Os outros 05 serão utilizados inteiros.

Adicione o açúcar, a farinha, 05 gemas, 05 ovos inteiros, o chocolate derretido com a manteiga e misture BEM e com cuidado até tudo ficar brilhante, escuro e totalmente homogêneo.

Coloque nas forminhas com cuidado, passando apenas um pouco mais da metade pois eles crescem um pouco no forno.

Limpe eventuais pingos de chocolate do lado de fora da forminha.

Você pode congelar e deixar por até 3 meses na geladeira ou 1 algumas semanas na geladeira.

Tire do congelador ou geladeira direto para o forno já pré-aquecido.

Leve ao forno por 15 ?a 20 min em temperatura média-alta ou até ficar totalmente assado por cima ( até perder aquela cremosidade crua bem visível), mas não deixe-os assar muito para não perder a maciez. Abra o forno o quanto achar necessário depois do 15o. minuto.

Tire do forno com cuidado e usando uma luva especial ou pano de prato segure a forminha firmemente e vire-a já no prato de servir ( individualmente) usando uma faca, segurando, para que o bolinho não vire de uma vez.

Coloque a calda delicadamente em cima para que cubra-o todo e sirva com uma bola de sorvete de creme.

Decore com hortelã ou polvilhe canela ou chocolate em pó em cima do prato limpo.

Use sua criatividade na hora de decorar .

Dica:( Coloque uma colher ou garfo no prato limpo e povilhe canela ou chocolate em cima. Retire o utensílio e ficará a marca).

Bon apetit !!!
Dicas para ganhar tempo com o microondas

O microondas é seu grande aliado na preparação de alguns pratos, é rápido , eficiente e muito prático. Use-o e reduza o tempo de preparo, mesmo que esteja fazendo uma receita pelo método tradicional. Saiba de algumas dicas que podem facilitar e muito seu dia-a-dia.
Sucesso nas receitas
Dez dicas

1. Para extrair maior quantidade de suco de limão ou laranja, ponha-os no microondas na potência alta (100%) por cerca de 30 segundos. Corte-os ao meio e exprema-os para obter suco fresco.
2.
Para cozinhar bacon, ponha uma toalha de papel dupla em um recipiente próprio para microondas, ou num prato de papel.. Acomode as fatias de bacon separadas uma a uma na toalha dupla de papel e cubra-as com outra toalha dupla. Cozinhe na potência alta (100%) de 1 ½ a 2 minutos, e deixe descansar por 5 minutos. Fatias mais finas cozinham mais rápido que as grossas.
3.
Legumes e verduras congelados e embalados em sacos plásticos podem ser descongelados e cozidos direto no microondas em suas próprias embalagens. Fure-as em vários lugares para ventilar e cozinhar por igual durante 5 a 8 minutos, na potência alta (100%).

4. Legumes e verduras frescos envoltos em toalhas de papel úmidas cozinham muito bem no microondas .Corte-os em porções de tamanho uniforme. Cozinhe na potência máxima (100%), até ficarem macios, mas firmes, 4 a 5 min para 250 g.

5. Para aquecer pães, bolinhos e biscoitos, acondicione-os em um recipiente próprio para microondas com tampa e aqueça-os por 20 a 30 segundos na potência baixa (30%). Evita que endureçam.

6. Manteiga e queijos cremosos podem ser amolecidos num prato próprio para microondas, remova a embalagem se for de papel laminado. Aqueça a menteiga na potência média baixa (30%), por 30 a 40 segundos para cada 100 gramas. Para amolecer 100 g de requeijão consistente, aqueça-os na potência média (50%) durante 30 segundos.

7. Toste nozes, amêndoas, amendoins, castanhas etc. em um prato raso. Aqueça cerca de 50 g na potência alta (100%) até dourarem ligeiramente, por 2 ½ a 4 minutos, mexendo de vez em quando. Para umedecer 250 gramas de ameixa, ponha-as em uma xícara de chá com água por 3 minutos na potência alta (100%).

8. Quando esquentar mel ou melado para panquecas ou waffles, coloque-os em uma jarrinha própria para microondas. Aqueça-os na potência alta (100%) por 1 ½ a 2 minutos para cada 1 ou 2 xícaras.

9. Quando o sorvete estiver duro demais para tirá-lo com uma concha, amoleça-os um pouco pondo uma embalagem de 500 g no microondas sem tirar a tampa, por 10 a 20 segundos na potência média-baixa (30%).

10.Derreter chocolate no microondas é um processo que substitui o uso de 2 panelas, quanso isso é feito em banho Maria. Aqueça uma barra de 250g de chocolate por cerca de 1 a 2 minutos na potência alta (100%); interrompa uma vez para virá-la. ( A barra continuará com a forma original ) Se quiser o chocolate todo derretido e homogêneo , misture bem.

henrique_benedetti@hotmail.com

Fazer tchbum

Postar um comentário