janeiro 24, 2007

Oscar - Filmes estrangeiros

Filmes estrangeiros competem em várias categorias do Oscar



LOS ANGELES (Reuters) - Filmes da Argélia, Canadá, Dinamarca, Alemanha e México vão concorrer ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira no próximo mês.
O filme de Clint Eastwood falado em japonês e o multilingue "Babel" vão concorrer ao Oscar de melhor filme. "Cartas de Iwo Jima", de Clint Eastwood, que documenta a batalha de Iwo Jima do ponto de vista dos japoneses, recebeu o Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira, na semana passada. Mas, por ser uma produção americana, não pôde candidatar-se ao Oscar de filme estrangeiro.
Nenhum filme falado em língua estrangeira jamais recebeu o prêmio mais importante da Academia, o Oscar de melhor filme. Os indicados ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira, anunciados na terça-feira, são:
  • "Dias de Glória", da Argélia
  • "Water", filme canadense sobre a Índia
  • "After the Wedding", da Dinamarca
  • "The Lives of Others", da Alemanha e
  • "O Labirinto do Fauno", do México, que empatou no terceiro lugar entre todos os candidatos ao Oscar, com indicações em seis categorias.
Dirigido por Rachid Bouchareb, "Dias de Glória" mostra o sacrifício mal recompensado de tropas africanas para libertar a França ocupada durante a 2a Guerra Mundial.
Seu elenco recebeu um prêmio conjunto de atuação no Festival de Cinema de Cannes, em maio, e o filme ajudou a provocar uma mudança na maneira como a França trata seus veteranos de guerra.
"Water", da diretora Deepa Mehta, nascida na Índia mas residente no Canadá, trata de uma viúva hindu de 8 anos de idade que é enviada a um ashram indiano com outras viúvas rejeitadas. Mehta começou a rodar o filme na Índia em 2000, mas turbas de manifestantes religiosos a obrigaram a fechar a produção. Ela a retomou cinco anos mais tarde no Sri Lanka, com um elenco diferente.
"The Lives of Others" fez sucesso na Alemanha, o país nativo do roteirista e diretor Florian Henckel von Donnersmarck, formado em Oxford. A história se passa em Berlim oriental na década de 1980.
O veterano ator de teatro alemão Ulrich Muehe representa um agente da polícia secreta que grampeia o apartamento de um casal de intelectuais e então se envolve em suas vidas, com consequências trágicas.
"After the Wedding", dirigido por Susanne Bier, é protagonizado por Mads Mikkelsen, que faz o vilão em "007 Cassino Royale", no papel de um funcionário de organização humanitária que volta para casa, na Dinamarca, e assiste a uma cerimônia de casamento durante a qual vários conflitos vêm à tona.
O trabalho do diretor mexicano Guillermo del Toro, "O Labirinto do Fauno", é uma fantasia violenta ambientada na fase que se seguiu à Guerra Civil Espanhola.
Uma menina faz amizade com o personagem- título, um fauno sinistro, metade homem e metade bode, enquanto seu padrasto malévolo luta contra os combatentes republicanos remanescentes.
"Babel", enquanto isso, é falado em inglês, espanhol, árabe, japonês e francês. A atriz mexicana Adriana Barraza e a japonesa Rinko Kikuchi foram indicadas ao Oscar por seus papéis coadjuvantes.
A espanhola Penelope Cruz, estrela de "Volver", de Pedro Almodóvar , filme que surpreendeu por ser omitido da disputa pelo melhor filme em língua estrangeira, recebeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz.

Mais sobre o Oscar

Aqui


Fazer tchbum

Postar um comentário